Cuidado com o servidor e produtividade marcam os 90 primeiros dias da nova gestão do Detran-PR 20/10/2020 - 15:00

A nova diretoria focou os primeiros 90 dias na gestão do órgão, identificando carências e tomando medidas para saná-las.

Os primeiros 90 dias de gestão da atual diretoria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), foram marcados pela eficiência e produtividade. O diretor-geral, Wagner Mesquita, além de dar celeridade aos processos, deu atenção para o bem estar do servidor, determinando diversas ações para beneficiar os colaboradores do Detran.

“Eu não vim para o Detran com a pretensão de ensinar ninguém a fazer trânsito. Estou para trazer noções gerais de gestão, pois já identificamos várias carências e estamos tomando providências para melhorar o trabalho e dar melhores condições de trabalho para a área técnica e para a população”, comenta o diretor-geral.

Várias destas medidas foram anunciadas durante reunião com os coordenadores do órgão, no mês passado. Durante o evento, Mesquita fez uma entrega simbólica de peças de uniforme que já estão disponíveis para os vistoriadores. “Vamos buscar tecidos que tragam proteção contra o sol, que sejam resistentes, fáceis de lavar, enfim, elementos para que o uniforme atinja os objetivos e seja funcional para o servidor”, disse.  

A nova diretoria também é composta pelo diretor administrativo-financeiro, Francisco José Batista da Costa, delegado da Polícia Civil; o chefe de gabinete, Nelson Ademar Piske, coronel do Corpo de Bombeiros; o diretor de operações, Adriano Marcos Furtado, policial rodoviário federal; além da diretora de tecnologia e desenvolvimento, Jaqueline Almeida; e do diretor de gestão de pessoas e desenvolvimento profissional, Marinho Guimarães, que já estavam nos cargos desde o início de 2019.

30 DIAS - Nos primeiros 30 dias, foram assinados 124 convênios de sinalização viária com municípios do estado; foi criado um grupo de trabalho para avançar no projeto de concessão dos pátios junto com o BRDE; contratado um estudo técnico para avaliação da taxa do gravame e está sendo elaborado um novo edital para o Registro de Contrato com alienação fiduciária; está sendo realizada uma revisão de projetos e procedimentos por meio do Núcleo de Controle Interno do Detran, junto à Controladoria Geral do Estado (CGE); e foram solicitados dois terrenos de domínio do Governo do Estado, próximos ao Detran Tarumã, em Curitiba, para a expansão da área de exames práticos e construção de estruturas que hoje ocupam imóveis alugados.

60 DIAS – Dentro dos 60 dias de gestão, foi realizada a retomada das atividades do Detran, que ficaram paralisadas por cinco meses devido à pandemia da COVID-19. Além disso, a diretoria também tomou ações visando o benefício do servidor. O diretor Mesquita anunciou mais apoio ao Sindicato dos Servidores e à Associação dos Servidores do Detran, para que estes tenham mais capacidade de auxiliar os servidores; criará uma linha de uniformes do Detran, com tecido e peças de vestimenta adequadas à necessidades específicas, e para a uniformização da identidade visual do órgão, fazendo com o que o servidor seja facilmente identificado; foi encaminhada à Casa Civil uma previsão para o vale-alimentação e vale-transporte; e está sendo estudada uma área para servir de estacionamento para funcionários.

90 DIAS – No último mês, o Detran decidiu fechar o posto de atendimento da Rua João Negrão em Curitiba, devido ao alto valor de manutenção daquela unidade. Segundo Mesquita, os custos chegavam a quase R$ 80 mil reais por mês, entre contas e aluguel. “Esta decisão foi para trazer mais economicidade, sem deixar de atender a população”, afirma o diretor-geral. Além de 90% dos serviços oferecidos naquele posto poderem ser realizados online, com os funcionários que atuavam naquela localidade será possível criar mais postos de atendimento em diferentes localidades. “Temos um projeto de ‘agência digital’, que são postos mais informatizados, com menos funcionários, e que são possíveis de serem espalhados por mais pontos da cidade, atendendo mais pessoas com mais comodidade”, explica Mesquita. Será realizado um balanço de gastos das Ciretrans e postos de todo o Estado, para que também se tomem medidas de economia. Ainda dentro destes 90 dias, foi dado início ao planejamento da Operação Verão deste ano, que levará educação de trânsito e serviços para os veranistas.

FUTURO – O diretor Mesquita elencou, também, projetos de preparação para 2021, como o projeto de energia sustentável, junto à Copel; um curso básico de gestão pública para chefes de Ciretran, chefe de postos de atendimento, coordenadores e demais servidores interessados; a criação de um modelo de trabalho com identificação de metas setoriais; a contratação de um estudo técnico para justificar e reanalisar todas as taxas do Detran; a normatização de atos administrativos; e a criação de um canal técnico de inteligência, inserindo o Detran como integrante do subsistema de inteligência do Estado do Paraná.

 

 

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