Detran-PR participa de evento Governo 5.0 em Foz do Iguaçu, com inovações tecnológicas 01/11/2019 - 16:44

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) participou, nesta quinta e sexta-feira (31 e 1º), do encontro Governo 5.0, em Foz do Iguaçu, e apresentou, no seu estande, o novo projeto da Cidade Mirim, uma cidade do futuro, inteligente e sustentável que será construída no bairro Tarumã, em Curitiba, em um espaço de aproximadamente 5 mil m2. Esta cidade mirim servirá para trabalhar com alunos das escolas participantes, a importância da conscientização e educação nas vias, mostrando uma nova visão sobre os perigos do trânsito. Um vídeo 3D mostrou o que existirá nessa cidade, como a acessibilidade, semaforização, vias preferenciais, entre outros.

Além disso, foram apresentados os projetos de sinalização viária e dadas as orientações aos prefeitos interessados de como fazer este pedido para aderir ao novo convênio que está sendo criado, além dos critérios e a priorização para a implantação nos municípios.

Foi apresentado, também , um vídeo institucional voltado para a inovação, que mostrou as principais realizações do órgão neste ano de 2019 e um planejamento para 2020.

De acordo com o diretor-geral Cesar Kogut, a autarquia tem a missão de executar políticas de trânsito cada vez mais ágeis e eficientes. “Na esteira do Governo 5.0, a tecnologia e inovação são os pilares para entregar ao cidadão paranaense, processos inovadores que melhorem sua qualidade de vida, no exercício dos seus direitos e deveres no trânsito”, comenta.

CIDADE EXPERIMENTAL – O Detran apresentou para os prefeitos, no estande, o conceito da Cidade Experimental, programa que permite que soluções de tecnologia possam ser aplicadas em ambiente real. O órgão já formalizou o termo de cooperação com o município de Ponta Grossa e está prestes a assinar o segundo termo com o município de Pato Branco, em novembro.

“Aplicar soluções tecnológicas e integrar inovações que tragam melhorias no tráfego urbano, no transporte público e em iniciativas que impactem na convivência entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Esse é o propósito do programa, que visa estender a mobilização de startups que desenvolvem soluções de mobilidade urbana,  para gerar benefícios ao cidadão paranaense", diz a diretora de tecnologia e desenvolvimento do Detran, Jaqueline Almeida.