Detran Paraná amplia participação no Conselho Nacional de Trânsito 12/11/2019 - 10:44

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) vai aumentar a representatividade do Estado na discussão de regras e novas leis de trânsito. Técnicos da autarquia foram escolhidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para ocupar cadeiras na Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito (CTES).

Os técnicos nomeados, Larson Orlando (titular) e Gustavo Fatori (suplente), foram escolhidos pelo Contran por meio de um processo de seleção em que devem comprovar formação ou experiência na área temática.

“Essa representatividade nas Câmaras Temáticas mostra que os funcionários do Detran são bem preparados e têm muito conhecimento técnico. A participação na Câmara nos permite levar temas que são importantes para nosso Estado, fomentando o debate e criando alternativas que beneficiem a população”, explica o diretor-geral do Detran, Cesar Kogut.

As Câmaras Temáticas tem como objetivo estudar, preparar sugestões e oferecer embasamento técnico qualificado sobre assuntos que serão deliberados pelo órgão. Cada Câmara é composta por 23 titulares e suplentes, selecionados pelo diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nomeados pelo Ministério da Infraestrutura, com reuniões mensais e gestão de dois anos.

À Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito compete a análise de demandas relacionadas a habilitação de condutores; educação para o trânsito; e saúde do condutor.

Para o servidor Larson Orlando, a escolha é o reconhecimento do trabalho realizado. “É uma satisfação enorme poder estar representando o Detran-PR em um colegiado tão importante quanto as Câmaras Temáticas, até porque, muitas das Resoluções do Contran que foram publicadas, tem início com a redação e posicionamentos dos membros das Câmaras Temáticas”, comenta.

A posse e a 1ª Reunião Ordinária da Câmara acontece no dia 25 de novembro, em Brasília.