Detran e CGE assinam termo de cooperação para normatizar o Observatório da Despesa Pública
20/11/2020 - 15:41

O controlador geral da Controladoria Geral do Estado (CGE), Raul Siqueira, esteve na manhã desta quinta-feira, 19, no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para assinar o Termo de Cooperação do Observatório da Despesa Pública (ODP), com o objetivo de formalizar o interesse entre as partes em celebrar esta parceria.

O ODP é a unidade de produção de informações estratégicas da CGE, voltada à aplicação de metodologia, apoiada em tecnologia da informação, para a produção de conhecimento que visam subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.

As análises conduzidas no ODP são direcionadas à identificação de situações que possam constituir irregularidades, de modo a prevenir suas ocorrências.

 “Se vamos conseguir caminhar com projetos importantes para o Governo, é por causa do apoio institucional da CGE. E fortalecendo a Controladoria, quem ganha é o administrado, o Governo do Estado, pela legitimidade com que os nossos atos se revestem”, afirma o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.

O ODP funciona como ferramenta de apoio à gestão pública, os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela CGE, bem como, informa os gestores sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos públicos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos.

“Este é um documento inédito que é resultado de união, de trabalho de fortalecimento dos órgãos de controle interno, para dar segurança jurídica, segurança institucional, segurança financeira pro governador do Estado. E este instrumento tem o objetivo de trazer a transparência, a integridade dos atos”, reforça o controlador Siqueira.

PRESENÇAS – Participaram também do ato de assinatura do Termo de Cooperação, o coordenador da ODP, Fernando Barbalho; o diretor de Inteligência e Informações Estratégicas da CGE, Daniel Jacinto Berno; a diretora de tecnologia do Detran, Jaqueline Almeida; o diretor de gestão de pessoas, Marinho Guimarães; o chefe de gabinete Nelson Piske; a coordenadora do Núcleo de Controle Interno do Detran, Silvia Stocco; a chefe de divisão do Núcleo, Sibeli de Camargo; e Major Biagini, da Casa Militar, que está atualmente prestando serviços ao Detran.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias