Diretoria do Detran-PR participa da Conferência Internacional de Segurança Viária em Brasília 13/08/2019 - 09:19

O diretor geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Cesar Kogut e o diretor de operações, Mauro Celso Monteiro, participaram, na última quarta e quinta-feira (07 e 08), da Conferência Internacional de Segurança Viária, no Hotel Windsor Plaza, em Brasília. O evento foi organizado pelo governo do Distrito Federal e Instituto das Nações Unidas para o Treinamento e Pesquisa (Unitar), reunindo especialistas dos Detrans, DERs, órgãos municipais de trânsito, ONGs, e representantes de instituições de trânsito internacionais como Colômbia, México, Equador, Paraguai e Argentina.

Cesar Kogut, que também é vice-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), compôs a mesa na palestra sobre segurança viária no Brasil. “Queremos implantar e seguir o modelo da mini cidade de Arapongas, localizada no interior do Paraná, em Curitiba e em outras cidades do estado”, afirma.

Já na introdução: “Segurança Viária como uma prioridade para o Desenvolvimento Sustentável”, a integrante do Conselho de Administração da Unitar, dra. Deisi Kusztra, falou que o papel da Unitar na questão da segurança viária são três objetivos e desenvolvimento sustentável: boa saúde e bem-estar; cidades e comunidades sustentáveis e parcerias em prol das metas.

Na primeira mesa redonda, sobre Intervenções para a segurança no trânsito com foco na política, o diretor da Divisão de Pessoas da Unitar, Alex Mejia, falou da importância deste evento para a segurança viária e que o mundo inteiro têm trabalhado para a diminuição e os impactos sobre as mortes e a violência no trânsito, que hoje chegam a mais de 1,3 milhão de mortes em todo o mundo. “Este impacto, além de afetar nossas famílias e o lado emocional, também afeta nas despesas e altos custos, que chegam a mais de 52 bilhões de dólares por ano. Com isso, a Unitar buscará estimular mais reuniões, palestras, cursos e programas de prevenção a acidentes de trânsito, visando diminuir nossas perdas com a violência no trânsito”.

Após o almoço, houve ainda um painel de discussão: parcerias multi-stakeholder em apoio à segurança no trânsito – alcançando milhões e a segunda mesa redonda sobre Intervenções em segurança viária com foco nos usuários.

Para o diretor de operações do Detran, o evento, além da sua importância para a segurança viária, também proporcionou uma interação entre os presentes. “O relacionamento que estes eventos criam, com a troca de experiências entre especialistas dos Detran, de instituições nacionais e internacionais, com pessoas que detém expertise, nos agregam mais conhecimento e uma visão de outras realidades, sabendo que todas trabalham por um trânsito mais seguro, diz Monteiro”.

GALERIA DE IMAGENS