Operação Verão 2019 apresenta avanços positivos em relação à temporada de 2018 14/02/2019 - 17:00

No balanço final da operação apresentado nesta quinta-feira (14), em reunião no Palácio Iguaçu, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) representado pelo chefe de gabinete Éveron Puchetti e pelo coordenador de programas educativos para o trânsito, Edilson Lapchenski, apresentou um atendimento 300% mais alto do que no ano anterior.

“Em 2018, 8.250 pessoas foram abordadas. Em 2019, 24.765. Com os balanços apresentados pelas polícias da diminuição do número de autuações por embriaguez ao volante, significa que quando usamos bem os recursos e colocamos os equipamentos certos nas mãos das pessoas corretas, o resultado chega”, afirma Puchetti.

Com 80 dias de atividades, 24 a mais que o ano anterior, a Operação Verão 2018/2019 registrou menor média dos índices de criminalidade no Litoral do Paraná. Cerca de 1,7 milhão de pessoas visitaram as praias paranaenses nesta temporada, 200 mil a mais que na anterior. O Governo do Estado destacou 2,2 mil profissionais para atuar nas diversas áreas que envolvem a Operação Verão, dos quais 1,4 mil eram agentes da segurança pública.

A reunião contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Carbonell, e representantes de todas as secretarias e órgãos envolvidos nas atividades.

A integração dos profissionais, afirmou o governador, foi importante para garantir a sensação de segurança no Litoral e a tranquilidade de quem buscou se divertir nas praias do Estado. “Queremos avançar e melhorar a cada ano a prestação de serviços para os visitantes do nosso Litoral, com inovações, cuidando do meio ambiente e da segurança para atrair cada vez mais pessoas durante a temporada”, disse.

VITRINE – Ratinho Junior ressaltou que o Estado já planeja ações para a próxima Operação Verão. “Queremos fazer com que o Litoral do Paraná esteja nas grandes vitrines da mídia nacional. Estamos fazendo toda uma programação para um calendário bem festivo, avançar bastante para que o turista aproveite cada vez mais o nosso Litoral”, afirmou.

LIMPEZA, ÁGUA E ESPORTES – A operação envolveu mais de 10 órgãos e secretarias de Estado, que oferecem serviços e atendimentos nas áreas da saúde, meio ambiente, esporte e lazer, saneamento, energia, campanhas de conscientização, monitoramento da qualidade da água, entre outros.

GALERIA DE IMAGENS