Portal do Detran/PR é avaliado como melhor do País 08/04/2020 - 13:52

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) publicou um estudo em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), sobre as informações disponibilizadas pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) nos portais e sites de cada órgão do país. O Detran Paraná e o Detran Rio Grande do Sul receberam as melhores médias entre os 27 Detrans do país: 7,7 nos quesitos analisados, "disponibilizando as informações de forma clara, concisa e também o maior número de dados”, segundo o documento. 

“Ficamos muito felizes e satisfeitos em ver que nosso trabalho e esforço dão resultado. As equipes do Detran-PR estão constantemente trabalhando para não deixar faltar nenhuma informação ao cidadão. E vamos usar as informações deste estudo para melhorar ainda mais”, afirma o diretor-geral do Detran, Cesar Vinicius Kogut.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define o que cada Detran realiza em muitas áreas como habilitação de condutores, veículos, fiscalização de trânsito, estatísticas e educação para o trânsito, entre outros. O estudo, que vem de encontro com a missão do ONSV de “desenvolver e compartilhar conhecimentos técnicos, por meio de estudos e pesquisas a fim de contribuir com a construção de um trânsito mais seguro no Brasil”, analisou as informações públicas e acessíveis sobre sete quesitos: frota de veículos; condutores habilitados; Centro de Formação de Condutores (CFC); infrações; educação para o trânsito; acidentes de trânsito e, por último, atendimento ao público.

Foram estabelecidos níveis de desempenho e uma pontuação para cada critério. “Melhor Prática” - nota 3; “Prática Intermediária” - nota 2; ou “Prática inicial” - nota 1. Portais que não apresentaram o dado pesquisado nas consultas preliminares receberam a nota 0.

“Por meio deste estudo podemos observar que o Brasil tem poucas informações a respeito do trânsito. Sabemos que é nosso dever informar e prover dados e informações que ajudem a promover a segurança viária, e é para atingir este objetivo que trabalhamos”, comenta o diretor da Escola Pública de Trânsito do Detran, Marinho Guimarães.

Para Francisco Garonce, relações institucionais do ONSV, que acompanhou de perto o estudo, “muito mais importante do que termos um ranking de melhores e piores portais, é termos identificado por meio de uma metodologia científica as boas práticas de muitos Detrans e estarmos indicando para todos os demais que é possível informar a sociedade e, com isso, promover segurança viária”.

NOVO PORTAL - Além de receber a melhor avaliação quanto às informações contidas no site, o Detran-PR está prestes a lançar um novo portal, ainda mais dinâmico, usual e fácil para o cidadão encontrar a informação e serviço que procura. 

“Estamos em constante evolução. Não podemos presumir que já atingimos um bom patamar, apesar de ficarmos felizes com esta avaliação. Queremos sempre nos superar e melhorar cada vez mais, por isso, a tecnologia está investindo em aperfeiçoamento e usabilidade para o cidadão, criando um novo portal de serviços que será lançado ainda este mês”, diz a diretora de tecnologia e desenvolvimento do Detran, Jaqueline Almeida. 

Clique aqui para acessar o estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária e Universidade Federal do Paraná.