Dúvidas frequentes CFC / clinicas credenciadas

 
Qual a validade do processo de Primeira Habilitação?

A validade do processo de Primeira Habilitação é de 12 meses, que serão contabilizados a partir da solicitação do serviço.

 
Qual a validade do processo de Reabilitação de Permissionário?

A validade do processo de Reabilitação de Permissionário é de 12 meses, que serão contabilizados a partir da solicitação do serviço.

 
Qual o prazo para aproveitamento de formação e quais os motivos de processo que permitem o aproveitamento?

O aproveitamento de formação pode ser solicitado por até 12 meses contados da data do cancelamento do processo. A solicitação deve ser realizada antes da informação de CFC e após a conclusão das etapas que antecedem a formação a ser aproveitada.

 
Fiz a informação de CFC antes de solicitar o aproveitamento de formação, o que fazer?

O aproveitamento de formação deve ser solicitado antes da informação de CFC, para poder solicitar o aproveitamento realize a liberação de CFC em complementação de processo e após reentre com a solicitação de aproveitamento da formação.

 
Posso realizar o aproveitamento da formação realizada no processo de Primeira Habilitação no processo de Reabilitação de Permissionário?

Não, o aproveitamento de formação somente é previsto para processo com motivo Primeira Habilitação.

 
Posso solicitar o aproveitamento de formação da certificação realizada em processo de Reabilitação de Permissionário cancelado por prazo em novo processo com mesmo motivo?

Não, o aproveitamento de formação somente é previsto para processo com motivo Primeira Habilitação.

 
Quais exames podem ser aproveitado e quais os processos que permitem o aproveitamento de exames?

Os exames que podem ser aproveitados são a Avaliação Física e Mental, Avaliação Psicológica e Avaliação Psicológica EAR, porém o benefício somente pode ser realizado para processos com motivo Primeira Habilitação.

 
Os exames não foram aproveitados, o que fazer?

Antes de tudo devem ser verificados se o processo cancelado por prazo está dentro do período de aproveitamento, o exame pode ser aproveitado por até 12 meses contados do cancelamento do processo, se o exame tem validade não inferior a dois anos quando da solicitação de novo processo e se o exame não possui restrição médica.

 
A LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) é necessária mesmo que o candidato não necessite fazer as aulas como ocorre quando há o aproveitamento da formação prática, em processos de Registro de Estrangeiro e Reabilitação de Condutor?

Sim a LADV é obrigatória quando o candidato for realizar o Exame Prático de Direção Veicular, devendo ser apresentada juntamente com um documento de identificação oficial e original.