Perguntas frequentes

Sobre habilitação

  • Posso Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação Vencida há mais de 30 Dias?
    Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida o condutor estará cometendo uma infração. Fique atento ao prazo de vencimento de sua CNH.
  • Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?
    Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.
  • Dirigir motocicleta com a viseira do capacete aberta ainda gera Suspensão da CNH?
    Não. Desde 27/09/2013 motociclistas poderão levantar a viseira de proteção desde que parados na via independente do motivo. Esta ação é permitida desde que a viseira seja totalmente abaixada antes de voltar a circular, senão o condutor estará cometendo uma infração.
  • O que é renovação?
    É o processo de renovação da carteira de motorista emitida no Paraná. A carteira deve ser renovada quando estiver vencida, próxima do vencimento ou quando quiser inserir observações como EAR (Exerce Atividade Remunerada).
    Observação: você pode usar sua carteira por mais 30 dias depois da data do vencimento.

  • O que é segunda via da CNH?
    É o processo de emissão de uma carteira nacional de habilitação (CNH), em casos de extravio, furto, roubo ou dilaceração do documento original. Se houver necessidade de se alterar dados, deve-se comparecer a uma unidade de atendimento.

  • O que é consulta pontuação da CNH?
    É a consulta à pontuação de sua carteira de motorista. Verifique quais infrações estão registradas, para evitar que sua carteira seja suspensa ou cancelada.

  • O que é Permissão Internacional para Dirigir – PID?
    É o processo de emissão de um documento que permite ao motorista cadastrado no Paraná dirigir nos países que assinaram a Convenção de Viena sobre trânsito viário e demais acordos internacionais.
    A PID traduz a carteira nacional de habilitação (CNH) em 7 idiomas, mas só é válida se estiver acompanhada da carteira original.
    O prazo de validade da PID será de no máximo 3 (três) anos da data de sua emissão ou até a data de expiração da validade da CNH, o que ocorrer primeiro.


Sobre veículo

  • Quero transferir o veículo para meu nome mas o vendedor é falecido. Como fazer?
    Neste caso deverá o herdeiro (aquele para quem ficou a posse do bem) apresentar a fotocópia autenticada do Formal de Partilha (quando houver inventário) ou Alvará Judicial (na ausência de inventário).
  • É possível regularizar um veículo rebaixado?
    Sim. Com a Resolução 479/2014 do Contran, o sistema de suspensão dos veículos passou a ser regularizado novamente.
  • Como Comprovar Residência?
    Os documentos hábeis para comprovação de residência, tanto para processos que envolvam condutores, quanto para veículos, estão disponíveis na Portaria nº 242/2017 do Diretor Geral do Detran-PR.
  • O que é licenciamento anual?
    É o processo de emissão de guia de pagamento do licenciamento anual de veículos registrados no Paraná.
    Somente após a quitação do licenciamento, IPVA, multas e seguro obrigatório, o Detran-PR emite o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que reconhece a total obediência à legislação.

  • O que é transferência de propriedade de veículo?
    Registra a transferência de propriedade de veículos. Este procedimento emite novos Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

  • O que é 1º emplacamento?
    É o registro de um veículo zero quilômetro no Detran-PR. Nesse processo, é associada ao veículo uma placa, que passa a ser uma das formas de identificá-lo.

  • O que é 2ª via CRV?
    É o processo de emissão de um novo documento de compra e venda de veí-culo (CRV) registrado no Paraná. Em casos de dano, perda, roubo ou furto do CRV original, pode-se solicitar a segunda via do documento, desde que não haja um comunicado de venda ativo.

  • O que é 2ª via CRLV?
    É a emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que autoriza um veículo a trafegar. Em casos de dano, perda, roubo ou furto do CRLV original, pode-se solicitar a segunda via do documento.

  • O que é comunicação de venda?
    É o processo de comunicação de venda de um veículo, com a finalidade de isentar o cidadão que o vendeu de qualquer responsabilidade civil ou criminal em casos de acidente, infrações etc.
    Caso a comunicação não seja feita, o vendedor se torna responsável pelas penalidades impostas e suas reincidências, até a data da comunicação ou da transferência do veículo.

  • O que é extrato de débitos?
    É um extrato, disponível no site do Detran-PR, com as principais pendências de pagamento: licenciamento anual, seguro obrigatório DPVAT e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
    Há também o resumo das autuações e discriminação de multas, tanto pendentes quanto quitadas. É possível o acesso a restrições devido a financiamento ou aquelas informadas pela Receita Federal; registros de furto ou roubo do veículo; recalls da indústria automobilística e dados de segurança veicular.