motorista

Sua CNH

Detran alerta motoristas para que tenham cuidado com falsos e-mails

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) alerta sobre falsas informações divulgadas na internet por meio de e-mails e redes sociais. São avisos não-oficiais, com conteúdo improcedente, sobre serviços do Detran e legislação de trânsito.

De acordo com o departamento, além de conter informações erradas, esses e-mails podem representar risco no caso de apresentarem links que, abertos, dão a criminosos acesso a dados cadastrais e bancários. “Em qualquer um dos casos é preciso tomar cuidado para que o cidadão não seja prejudicado por uma fraude ou informação incorreta”, alerta o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do departamento, Hugo Collodel.

Alguns desses falsos e-mails solicitam que o usuário acesse alguns links para supostamente regularizar a situação de um veículo multado. O Detran esclarece que não envia e-mails com multas ou solicitações de cobranças para os usuários. As notificações de infrações chegam aos condutores paranaenses exclusivamente pelos Correios. Para saber sobre pontuação na carteira de habilitação e outros serviços do Detran-PR, o interessado deve acessar diretamente o site www.detran.pr.gov.br.

Além de e-mails com supostas infrações de trânsito, outras informações equivocadas estão espalhadas pela internet. As mais comuns afirmam que motoristas que não renovarem a Carteira Nacional de Habilitação no prazo de 30 dias após o vencimento perderão a habilitação e pagarão multa, ou que permissionários (motoristas habilitados há menos de um ano) não podem dirigir em rodovias. Outro boato é que houve, ou haverá em breve, aumento na carga horária para obter a primeira habilitação.

E-mails e informações falsas aparecem com frequência na web. A principal dica para evitar ser enganado é sempre ter bom senso. Visite o site oficial do Detran (www.detran.pr.gov.br) para ter acesso às informações corretas por meio de notícias ou orientações do próprio órgão. Não repasse e-mails com conteúdos duvidosos. Compartilhando essas mensagens você contribui para que mais pessoas sejam orientadas de forma errada.

Em caso de dúvidas, procure o atendimento online do Detran. Na internet, acesse o site do Detran/PR na opção CANAIS DE ATENDIMENTO estão disponíveis os canais de comunicação entre você cidadão e o Detran.

COMO FUNCIONA – O condutor tem até 30 dias após o vencimento da CNH para renová-la no Detran, sendo que não há prazo limite. O que ocorre é que o motorista que não renovar a carteira de habilitação neste período fica impedido de dirigir enquanto não regularizar a situação. A única penalidade existente é para o condutor que for flagrado na direção de um veículo com a CNH vencida. Neste caso ele comete uma infração gravíssima com multa de R$ 191,54, mais 7 pontos na carteira. A CNH é recolhida e o veículo fica retido até que um habilitado se apresente para conduzi-lo.

A suposta restrição aos permissionários de dirigir em rodovias também é uma das mentiras divulgadas na internet. A confusão se dá devido a um projeto de lei de 2003, que tramitou no Congresso com esta proposta, mas que nunca foi aprovado e está arquivado desde 2009. Ou seja, condutores com carteira provisória podem dirigir em qualquer tipo de via pública de circulação, sem qualquer tipo de restrição.

Recomendar este serviço via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Posso Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação Vencida há mais de 30 Dias?
    Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida o condutor estará cometendo uma infração. Fique atento ao prazo de vencimento de sua CNH.
  • Como Comprovar Residência?
    Alguns documentos hábeis para comprovação de residência são as contas de água, luz ou telefone, desde que tenham sido emitidos no prazo máximo de 90 dias.
  • Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?
    Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.
  • Quero transferir o veículo para meu nome mas o vendedor é falecido. Como fazer?
    Neste caso deverá o herdeiro (aquele para quem ficou a posse do bem) apresentar a fotocópia autenticada do Formal de Partilha (quando houver inventário) ou Alvará Judicial (na ausência de inventário).
  • Veículo Rebaixado
    A Resolução 479/2014 do CONTRAN, sistema de suspensão dos veículos passou a ser regularizado novamente.
    Leia mais
  • Você sabia?
    Que desde 27/09/2013 motociclistas poderão levantar a viseira de proteção quando parados na via independente do motivo? Esta ação é permitida desde que a viseira seja totalmente abaixada antes de voltar a circular. Leia Mais