motorista

Documentação

Endereços desatualizados no Detran fazem voltar milhares de correspondências

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) alerta os condutores para manter o endereço atualizado e completo no cadastro. Só este ano, mais de 140 mil notificações de infrações foram devolvidas pelos Correios por dificuldade de encontrar os destinatários. No ano passado, 53 mil cartas de licenciamento foram devolvidas pelo mesmo motivo. As principais razões são mudança de endereço, falta de complemento ou número da residência e CEP incorreto.

O Detran envia pelos Correios documentos solicitados pela internet, no sistema Detran Fácil, as cartas da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de notificações de infrações, licenciamento, e demais avisos. Os documentos são acompanhados de aviso de recebimento e é preciso que um morador confirme a entrega. “Caso contrário, o carteiro faz mais três tentativas e devolve para retirada na agência postal. No fim de cada ano, o que fica nas agências volta ao Detran”, conta o coordenador de habilitação, Larson Orlando.

RENOVAÇÃO – Para a renovação automática da CNH, lançada em abril, o recebimento da carta com código para agendar o exame médico é essencial. Sem ela não é possível fazer o procedimento online e é necessária a ida a uma unidade do departamento.

“Nesta correspondência o motorista vai encontrar a guia de pagamento e um número para acessar o site, confirmar dados pessoais e marcar o exame em uma das clínicas credenciadas. Fácil, sem precisar se deslocar ao Detran e recebendo o documento em casa”, explica o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

SERVIÇO - O motorista proprietário de um veículo precisa solicitar duas alterações de endereço, uma para a habilitação e outra para o veículo.


Clique aqui e verifique como atualizar o endereço de sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Clique aqui e verifique como atualizar o endereço do seu veiculo.

Recomendar este serviço via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Mais Acessados

  • Posso Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação Vencida há mais de 30 Dias?
    Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida o condutor estará cometendo uma infração. Fique atento ao prazo de vencimento de sua CNH.
  • Como Comprovar Residência?
    Alguns documentos hábeis para comprovação de residência são as contas de água, luz ou telefone, desde que tenham sido emitidos no prazo máximo de 90 dias.
  • Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?
    Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.
  • Quero transferir o veículo para meu nome mas o vendedor é falecido. Como fazer?
    Neste caso deverá o herdeiro (aquele para quem ficou a posse do bem) apresentar a fotocópia autenticada do Formal de Partilha (quando houver inventário) ou Alvará Judicial (na ausência de inventário).
  • Veículo Rebaixado
    A Resolução 479/2014 do CONTRAN, sistema de suspensão dos veículos passou a ser regularizado novamente.
    Leia mais
  • Você sabia?
    Que desde 27/09/2013 motociclistas poderão levantar a viseira de proteção quando parados na via independente do motivo? Esta ação é permitida desde que a viseira seja totalmente abaixada antes de voltar a circular. Leia Mais