motorista

1ª Habilitação

Recurso Juntas Médicas e Psicológicas

JUNTAS MÉDICAS E PSICOLÓGICAS


Instituída pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), as Juntas Médicas e Psicológicas têm o objetivo de revisar os processos dos usuários que discordam do resultado do exame de aptidão física e mental, da avaliação psicológica e/ou do exame médico especial.

Além de ser gratuito para o cidadão, a iniciativa democrática e de utilidade pública é oferecida em todo o Estado e realizada nos municípios de Curitiba, Cascavel, Sarandi, Londrina e Francisco Beltrão.

COMO FUNCIONA


Basta preencher o formulário por escrito que pode ser acessado aqui ou solicitado e entregue nas unidades do Detran. Em seguida, o requerimento é enviado para análise da Divisão de Medicina e Psicologia na sede do Detran/PR.
 
Se o pedido for aceito, o Detran entrará em contato por telefone e informará a data e horário de comparecimento a Junta Médica e Psicológica mais próxima. O exame de aptidão física e mental e o exame especial são compostos de anamnese (um estudo do histórico médico do candidato) e exame físico completo, além da análise de pareceres e exames trazidos pelo candidato. A duração média é de 20 minutos.

JUNTAS MÉDICAS: são formadas por três médicos especialistas em medicina de tráfego.

JUNTAS PSICOLÓGICAS: são constituídas por três profissionais, psicólogos com especialização em psicologia do trânsito.

O resultado do exame pode ser consultado no site www.detran.pr.gov.br, na opção “motorista”, na aba “veja o resultado de seus exames”.

Recomendar este serviço via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Posso Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação Vencida há mais de 30 Dias?
    Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida o condutor estará cometendo uma infração. Fique atento ao prazo de vencimento de sua CNH.
  • Como Comprovar Residência?
    Alguns documentos hábeis para comprovação de residência são as contas de água, luz ou telefone, desde que tenham sido emitidos no prazo máximo de 90 dias.
  • Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?
    Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.
  • Quero transferir o veículo para meu nome mas o vendedor é falecido. Como fazer?
    Neste caso deverá o herdeiro (aquele para quem ficou a posse do bem) apresentar a fotocópia autenticada do Formal de Partilha (quando houver inventário) ou Alvará Judicial (na ausência de inventário).
  • Veículo Rebaixado
    A Resolução 479/2014 do CONTRAN, sistema de suspensão dos veículos passou a ser regularizado novamente.
    Leia mais
  • Você sabia?
    Que desde 27/09/2013 motociclistas poderão levantar a viseira de proteção quando parados na via independente do motivo? Esta ação é permitida desde que a viseira seja totalmente abaixada antes de voltar a circular. Leia Mais