motorista

Curso de Reciclagem

Curso Preventivo de Reciclagem

CURSO PREVENTIVO DE RECICLAGEM

Motoristas profissionais do Paraná já podem fazer o curso preventivo de reciclagem para evitar a suspensão do direito de dirigir.

Desde o dia 20 de novembro de 2017 o Detran/PR aplica o disposto no §5º do art. 261 do CTB , com texto dado pela Lei Federal n.º 13.281/2016, que prevê o curso preventivo de reciclagem para condutores que somem entre 14 e 19 pontos na CNH, exerçam atividade remunerada com o veículo (EAR) e estejam habilitados nas categorias "C", "D" ou "E".

A realização do curso pode se dar tanto nas dependências do Detran/PR, conforme disponibilidade e oferta do serviço, quanto nos Centros de Formação de Condutores registrados junto ao Detran/PR para atuarem com essa finalidade.

A grande vantagem é que o Código de Trânsito prevê a eliminação da pontuação que deu origem ao curso de reciclagem preventivo para fins de somatória, evitando assim, a suspensão do direito de dirigir dos condutores que passou a ser pelo prazo de 6 meses a partir de novembro de 2017.

Por serem penalidades diferentes, a realização do curso preventivo de reciclagem não isenta o pagamento dos valores referentes às infrações cometidas, ainda que o processo de suspensão do direito de dirigir não seja gerado.

A inscrição para o curso pode ser realizada pela própria consulta ao extrato de pontuação da CNH, onde o sistema do Detran realizará todas as validações para verificar a admissibilidade do condutor para sua realização.

Recomendar este serviço via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Posso Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação Vencida há mais de 30 Dias?
    Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida o condutor estará cometendo uma infração. Fique atento ao prazo de vencimento de sua CNH.
  • Como Comprovar Residência?
    Alguns documentos hábeis para comprovação de residência são as contas de água, luz ou telefone, desde que tenham sido emitidos no prazo máximo de 90 dias.
  • Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?
    Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.
  • Quero transferir o veículo para meu nome mas o vendedor é falecido. Como fazer?
    Neste caso deverá o herdeiro (aquele para quem ficou a posse do bem) apresentar a fotocópia autenticada do Formal de Partilha (quando houver inventário) ou Alvará Judicial (na ausência de inventário).
  • Veículo Rebaixado
    A Resolução 479/2014 do CONTRAN, sistema de suspensão dos veículos passou a ser regularizado novamente.
    Leia mais
  • Você sabia?
    Que desde 27/09/2013 motociclistas poderão levantar a viseira de proteção quando parados na via independente do motivo? Esta ação é permitida desde que a viseira seja totalmente abaixada antes de voltar a circular. Leia Mais