veiculo

Compra e Venda

Comunique a Venda

Se você vendeu seu veículo, é sua obrigação realizar a Comunicação de Venda ao DETRAN/PR dentro de um prazo de trinta (30) dias, de forma a isentá-lo de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências que possam acontecer com o veículo (Acidente de Trânsito, Infrações de Trânsito, etc.). Caso não faça, o proprietário se torna responsável solidário pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

Quem pode solicitar?

Qualquer pessoa pode realizar o procedimento, desde que seja maior de idade (acima de 18 anos).

Como e onde posso fazer?


Em um Cartório Autorizado:


Por Correspondência Registrada (AR):


Pessoalmente:

Atenção!!

A escritura pública não pode ser enviada por AR
*Cópia da escritura pública de declaração firmada sob as penas da Lei pelo vendedor e por 02 (duas) testemunhas signatárias, com a finalidade de comunicar venda de veículo ocorrida até a data de 21 de janeiro de 1998, desde que da mesma constem o nome, endereço e o número da inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - (CPF) ou do cadastro Geral de Contribuintes - (CGC) do comprador, a data da venda e a individualização do veículo negociado.

Recomendar este serviço via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Posso Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação Vencida há mais de 30 Dias?
    Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida o condutor estará cometendo uma infração. Fique atento ao prazo de vencimento de sua CNH.
  • Como Comprovar Residência?
    Alguns documentos hábeis para comprovação de residência são as contas de água, luz ou telefone, desde que tenham sido emitidos no prazo máximo de 90 dias.
  • Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?
    Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.
  • Quero transferir o veículo para meu nome mas o vendedor é falecido. Como fazer?
    Neste caso deverá o herdeiro (aquele para quem ficou a posse do bem) apresentar a fotocópia autenticada do Formal de Partilha (quando houver inventário) ou Alvará Judicial (na ausência de inventário).
  • Veículo Rebaixado
    A Resolução 479/2014 do CONTRAN, sistema de suspensão dos veículos passou a ser regularizado novamente.
    Leia mais
  • Você sabia?
    Que desde 27/09/2013 motociclistas poderão levantar a viseira de proteção quando parados na via independente do motivo? Esta ação é permitida desde que a viseira seja totalmente abaixada antes de voltar a circular. Leia Mais