veiculo

Seu Veículo

Licenciamento Anual


De competência do Detran/PR, o Licenciamento Anual ocorre no 2º Semestre, com o vencimento de acordo com os dígitos finais da placa do veículo.

Clique aqui para consultar os débitos do seu veículo.

Clique aqui para verificar  vencimento do licenciamento em 2015 de acordo com a placa de seu veiculo.

Vale lembrar que o documento de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é único de porte obrigatório do veículo e na forma original, só é emitido e enviado pelos Correios após a quitação do licenciamento e de todos os demais débitos, como multas e IPVA.

O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa de R$ 191,54, perda de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.


Formas de Pagamento do Licenciamento

O Detran/PR já há algum tempo vem estudando formas para aprimorar o processo de arrecadação do Licenciamento Anual do Veículo dentro da legislação vigente e dos convênios firmados, superando a complexidade e mantendo a segurança e integridade do processo para facilitar a forma de pagamento com maior amplitude.

Confira abaixo os bancos arrecadadores e seus procedimentos.

 

Emissão do CRLV

Após a quitação do licenciamento, o proprietário do veículo receberá pelo Correio o documento Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV, em seu endereço, caso o mesmo esteja atualizado (exceção para endereço não numerado ou Zona Rural).

Entrega do CRLV

Caso o pagamento dos débitos tenha sido efetuado há mais de 10 dias, poderá ser consultado o número da correspondência e o endereço do Correio que se encontra o documento.

Clique aqui e consulte sobre a entrega do licenciamento.

Mantenha seu endereço atualizado!

Para receber a guia de recolhimento e posteriormente o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV, em seu domicílio mantenha seu endereço atualizado junto ao DETRAN/PR. Somente assim você receberá o CRLV do veículo em seu endereço (exceção para endereço não numerado ou Zona Rural).

Observações:

Se houver algum valor constante na guia de recolhimento ou no extrato de licenciamento cujo pagamento já tenha sido realizado, procure antes do vencimento o órgão responsável pela regularização:
  • Demais débitos – procure a Ciretran, ou Posto de Serviço de Trânsito de seu Município ou utilize a nossa Central de Informações: 0800-643-7373.

Recomendar este serviço via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Posso Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação Vencida há mais de 30 Dias?
    Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida o condutor estará cometendo uma infração. Fique atento ao prazo de vencimento de sua CNH.
  • Como Comprovar Residência?
    Alguns documentos hábeis para comprovação de residência são as contas de água, luz ou telefone, desde que tenham sido emitidos no prazo máximo de 90 dias.
  • Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?
    Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.
  • Quero transferir o veículo para meu nome mas o vendedor é falecido. Como fazer?
    Neste caso deverá o herdeiro (aquele para quem ficou a posse do bem) apresentar a fotocópia autenticada do Formal de Partilha (quando houver inventário) ou Alvará Judicial (na ausência de inventário).
  • Veículo Rebaixado
    A Resolução 479/2014 do CONTRAN, sistema de suspensão dos veículos passou a ser regularizado novamente.
    Leia mais
  • Você sabia?
    Que desde 27/09/2013 motociclistas poderão levantar a viseira de proteção quando parados na via independente do motivo? Esta ação é permitida desde que a viseira seja totalmente abaixada antes de voltar a circular. Leia Mais