veiculo

Acidente de Trânsito

Liberar o Bloqueio por acidente

O que é?


Em conformidade com a Resolução nº 544/2015 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, a autoridade de trânsito deve avaliar o dano sofrido pelo veículo no acidente enquadrando-o em uma das categorias a seguir:
  • Dano de Pequena Monta
  • Dano de Média Monta
  • Dano de Grande Monta

Em caso de danos de média e grande monta, o órgão fiscalizador responsável pela ocorrência, comunicará o fato ao DETRAN/PR para que seja providenciado o bloqueio administrativo no cadastro do veículo.

Quando Solicitar?


Quando o bloqueio administrativo já estiver no cadastro do veículo.

Quem pode solicitar?


Proprietário ou Representante Legal (Procurador)

Onde solicitar?


Média Monta: Na Unidade de Atendimento onde o veículo está registrado ou Despachante

Grande Monta:
Na Unidade de Atendimento onde o veículo está registrado

Como Fazer?


  • Para regularizar a situação do veículo enquadrado com Dano de Média Monta, através da baixa do bloqueio administrativo, deverão ser apresentados os documentos previstos no artigo 7º da Resolução nº 544/2015-CONTRAN, para serem analisados e ser expedido a baixa do bloqueio.
  • O veículo enquadrado com Dano de Grande Monta,conforme no artigo 8º da Resolução nº 544/2015-CONTRAN deve ser classificado como “irrecuperável” pelo órgão executivo de trânsito, devendo ser executada a baixa do seu cadastro.

Existe também como apresentar recurso para reenquadramento do dano (Exemplo: De Grande Monta para Média Monta; De Média Monta para Pequena Monta), apresentando os documentos previstos no artigo 9º da Resolução nº 544/2015-CONTRAN

Quanto Custa?


Para este serviço não existe taxa

Por que Solicitar?


O veículo bloqueado é considerado irregular, estando impedido de receber o Licenciamento Anual e, consequentemente, impedido de circular.



Para maiores informações acesse o Fale Conosco ou ligue 0800-643-7373 (Telefone Fixo - sem Custo), (41)3361-0154 (Telefone Celular e Fixo - com Custo)

Recomendar este serviço via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Posso Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação Vencida há mais de 30 Dias?
    Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida o condutor estará cometendo uma infração. Fique atento ao prazo de vencimento de sua CNH.
  • Como Comprovar Residência?
    Alguns documentos hábeis para comprovação de residência são as contas de água, luz ou telefone, desde que tenham sido emitidos no prazo máximo de 90 dias.
  • Quanto tempo os pontos ficam vigentes na minha CNH?
    Cada pontuação aplicada ficará ativa por doze meses a contar da data do cometimento da infração.
  • Quero transferir o veículo para meu nome mas o vendedor é falecido. Como fazer?
    Neste caso deverá o herdeiro (aquele para quem ficou a posse do bem) apresentar a fotocópia autenticada do Formal de Partilha (quando houver inventário) ou Alvará Judicial (na ausência de inventário).
  • Veículo Rebaixado
    A Resolução 479/2014 do CONTRAN, sistema de suspensão dos veículos passou a ser regularizado novamente.
    Leia mais
  • Você sabia?
    Que desde 27/09/2013 motociclistas poderão levantar a viseira de proteção quando parados na via independente do motivo? Esta ação é permitida desde que a viseira seja totalmente abaixada antes de voltar a circular. Leia Mais