Notícias

23/01/2008

Renovação da CNH já pode ser feita no SENAT

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) é a primeira entidade do Sistema S a obter o credenciamento junto ao Detran/PR para oferecer o curso de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos motoristas habilitados antes de 1998. Em todo o Estado, seis unidades estão autorizadas a ministrar a capacitação: Cascavel, Vitorino, Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. A expectativa é que as portarias de autorização para Curitiba e Maringá sejam publicadas em breve.

Desde 2004, apenas os centros de formação de condutores podiam atuar nesta área. Em setembro de 2007, o Detran/PR estendeu essa possibilidade a algumas entidades. “Além de ampliar a oferta aos candidatos à renovação, o custo mais baixo vai facilitar ao cidadão que optar pelo curso”, afirma o diretor geral do Detran, cel. David Antonio Pancotti. Quem preferir, pode procurar o órgão estadual para fazer a avaliação escrita gratuitamente.
O SENAT cobrará R$ 60 pela capacitação dos motoristas em geral. Já os trabalhadores em empresas de transporte e motoristas autônomos terão desconto. “Ao fazer o curso conosco, o motorista também poderá solicitar a abertura do processo de renovação da CNH no próprio SENAT”, explica o superintendente do SEST/SENAT Paraná, Roberto Teixeira de Freitas.

O curso totaliza 15 horas/aula, sendo dez de direção defensiva e cinco de primeiros socorros. “Estas duas modalidades já integravam nossa programação mas não estavam vinculadas à renovação da CNH. Tinham como foco qualquer pessoa ou empresa interessada em qualificação”, frisa o superintendente.

Legislação – Todos os motoristas habilitados antes de 1998 devem freqüentar o curso de 15 horas/aula ou se submeter gratuitamente à prova escrita no Detran para renovar a CNH. Desde 2004, quando foi publicada a portaria 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), apenas auto-escolas estavam habilitadas a ministrar as aulas. Em setembro deste ano, por meio da portaria 181, o Detran/PR autorizou a participação das entidades do Sistema S no processo.

Entidades sem fins lucrativos
O SEST e o SENAT foram criados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) com o objetivo de levar ao trabalhador do transporte e transportador autônomo e seus dependentes, a melhoria da qualidade de vida e o aprimoramento profissional. São entidades sem fins lucrativos, de iniciativa privada, criados pela Lei Federal 8.706/93.
O SEST desenvolve, executa e apóia programas voltados à promoção social nas áreas de saúde, cultura, lazer e segurança no trabalho. Já o SENAT tem foco em treinamentos, atualização e aperfeiçoamento profissional. Em todo o Paraná existem nove unidades: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Vitorino, Foz do Iguaçu, Santo Antônio da Platina, Cascavel e Guarapuava.

Serviço - Para mais informações, ligue para uma das unidades do SENAT:
· Cascavel – 45 3227 7270
· Curitiba – 41 3377 1654
· Foz do Iguaçu – 45 3577 1210
· Guarapuava – 42 3627 5152
· Londrina – 43 3376 7000
· Maringá – 44 3031 2182
· Ponta Grossa – 42 3225 2706
· Vitorino – 46 3223 2990

Assessoria de Imprensa
Detran/PR
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.