Notícias

14/06/2006

Detran/PR conclui implantação do novo sistema de habilitação

Curso de atualização ou prova passam a ser obrigatórios para renovar a habilitação

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) conclui no próximo dia 03 de julho a implantação do novo sistema de habilitação que traz a obrigatoriedade do curso de atualização de Primeiros Socorros e Direção Defensiva para renovar a carteira de habilitação. O cronograma de implantação, com término previsto inicialmente para agosto, foi agilizado em função dos excelentes resultados obtidos nas 45 Ciretrans onde o sistema já está em funcionamento.

Nesta segunda-feira (19), o sistema será implantado simultaneamente nas Ciretrans de Marechal Cândido Rondon, Guairá, Palotina, Assis Chateaubriand, Santa Helena, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Santa Izabel do Oeste, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Realeza, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Iporã, Altônia, Maringá, Sarandi, Colorado e Arapongas.

No dia 26, a implantação ocorrerá nas Ciretrans de Londrina, Ibiporã, Cambe, Assai, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Sertaneja, Paranavaí, Rondon, Cidade Gaúcha, Nova Esperança, Loanda, Nova Londrina e Santa Izabel do Ivaí.

Já no dia 03 de julho, o sistema começa a operar em Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Cianorte, Goioerê, Terra Boa, Apucarana, Jandaia do Sul, Astorga, Mandaguari, Marilândia do Sul, Rolândia, Bela Visto do Paraíso, Centenário do Sul, Porecatú e Sertanópolis.

Com a implantação do novo sistema nas 99 Ciretrans, a exigência do curso ou da prova de Primeiros Socorros e Direção Defensiva passa a valer em todo o território paranaense. As novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções nº 168/169, valem para os motoristas habilitados antes de 1998.

Renovação - O motorista que precisar renovar a habilitação terá que optar por freqüentar 15 horas de aula num Centro de Formação de Condutores autorizado pelo Detran/PR para oferecer o curso ou agendar a prova com 30 questões no Detran/PR. A prova é gratuita e pode ser feita até duas vezes. O candidato que não atingir 70% de acerto nessas duas tentativas terá que fazer o curso presencial.

Quem optar por realizar a prova pode já estudar com as apostilas do Denatran, disponíveis para download no site do Detran/PR (www.pr.gov.br/detran). O condutor que não tem acesso à internet pode adquirir as cartilhas impressas no Detran/PR, pagando uma taxa de R$ 7,41 por cada apostila.

Os motoristas habilitados antes 1998, mas que passaram pelo curso de reciclagem para condutores infratores do Detran/PR, estão automaticamente dispensados, assim como os motoristas que possuem cursos especializados de transporte de produtos perigosos, emergência ou escolar, por exemplo.

No Paraná, 2,1 milhões de condutores terão que passar pelo curso ou pela prova. O Detran/PR reforça que a renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.