Notícias

10/04/2018

Jogos desenvolvidos pela Celepar proporcionam educação e conscientização no trânsito

A Celepar, em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), desenvolveu jogos educativos com foco na conscientização do trânsito.

Para o diretor de desenvolvimento do Detran, Marco Aurélio Barbosa, “é necessário utilizar as mais variadas iniciativas para atingir o máximo de pessoas possíveis com o foco em melhorias no trânsito, como no caso do desenvolvimento de jogos educativos para o público infanto-juvenil, pois a educação e o trânsito são temas difíceis de se abordar, a partir do momento em que despertamos a atenção para isso por meio de jogos, as crianças absorvem o conhecimento brincando”.

Nesta linha, a coordenadora de Programas Educativos para o Trânsito no Detran/PR, Juçara Kuster Ribeiro, explicou que "a intenção dos jogos ao sensibilizar as crianças, é de formar adultos conscientes no trânsito”.

Segundo o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, o case desta parceria entre Detran e Celepar, é de “suma importância, pois pode alavancar o interesse no desenvolvimento de jogos para a educação em áreas estratégicas da administração pública, com o conceito de educar jogando”.

Jogo das palavras

O game oferece níveis de dificuldade variados de acordo com a idade do usuário, tendo como temas cidadania, meio ambiente, direção defensiva, primeiros socorros e legislação. Conforme você erra, um ciclista perde componentes da bicicleta, até cair. Com os acertos, o usuário avança de fase.

Clique aqui para baixar o jogo em seu smartphone ou tablet.

Jogo da Memória

Jogo de memória com foco nas placas de sinalização, a dificuldade aumenta conforme a faixa etária do usuário, além de um módulo de tempo, que aumenta ou diminui conforme os acertos e erros. Possibilita também competição entre duas pessoas.

Clique aqui para baixar o jogo em seu smartphone ou tablet.

Os jogos estão disponíveis também para desktop no portal http://www.educacaotransito.pr.gov.br/, nos banners Jogo da Memória e Jogo das Palavras.

Equipe

Criada com o objetivo de prover o atendimento técnico-comercial especializado sobre a prestação de serviços para o desenvolvimento de jogos digitais e para aplicação da gamificação em soluções digitais, a Coordenação de Jogos Digitais e Gamificação (COJDG) realiza também procedimentos de gamestorming.

O coordenador da área, Marlon Volz, enalteceu que “o mundo digital de jogos aliado com a tecnologia pode proporcionar muitos benefícios aos cidadãos. A empresa, pioneira ao desenvolver games para o setor público, mostrou nesta iniciativa que é possível alinhar a tecnologia com o ensino lúdico para sensibilizar o público para assuntos voltados à cidadania e o trânsito”.

Contribuíram com o projeto os seguintes colaboradores, cada qual em seu campo de atuação:

Gestão:

Christianne Steil (gerência da área)
Fernando José Fendrich (atendimento ao cliente/negociação)
Marlon da Cruz Volz (coordenação)

Equipe Técnica (Programação):

André Luis da Cunha (programação dos jogos)
Harlem Albano Jansen Campos da Silva (implementação do layout)
Newton Issao Hiromori (criação do protótipo)

Equipe Técnica (Arte):


Carlos Henrique Roland (criação da arte: cenário e personagens)
Julie de Almeida Lobo (animação do personagem)
Thaynara de Alcantara Candido (finalização da arte)

Apoio:

Marcelo Heck (publicação do jogo na loja Play Store)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.