Notícias

25/04/2011

Proprietários de veículos que mudaram de endereço devem atualizar dados no Detran

Com a proximidade do início do calendário de licenciamento anual de veículos, que vence a partir de agosto, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) alerta os proprietários que mudaram de endereço residencial para que atualizem seus dados cadastrais. Em média, cerca de 100 mil certificados de registro de licenciamento de veículos (CRLV) são devolvidos pelos Correios ao Detran todos os anos, devido a problemas de endereços não correspondentes e localização dos motoristas.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, com pena de 7 pontos na carteira de motorista, apreensão e remoção do veículo e multa de R$ 191,54. “É importante que o proprietário fique atento ao prazo de entrega e, caso não receba o documento, procure a agência dos Correios ou a unidade do Detran mais próximas”, orienta o coordenador de veículos, Cícero Pereira.

Como o CRLV é enviado com aviso de recebimento é necessário que, além de o endereço estar correto, um morador esteja na residência para confirmar a entrega. “Caso contrário, o carteiro ainda faz mais duas tentativas e então é deixado um aviso informando que o documento está na agência postal para ser retirado”, informa Pereira.

Quando os documentos não são retirados, no início de ano os Correios retornam os registros ao Detran. No Departamento, os documentos são separados e encaminhados para a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade de origem.

SERVIÇO – A atualização de endereço junto ao Detran é gratuita e pode ser feita pela internet, através do site www.detran.pr.gov.br. No link Veículos/Serviços, basta preencher e imprimir o formulário correspondente, anexar cópia dos documentos de identidade, comprovante de endereço e o certificado de registro de veículo, e enviar pelos correios como correspondência registrada.

Assessoria de Comunicação Social
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.