Notícias

06/09/2011

Detran recebe inscrições para curso de reciclagem no feriado

O Departamento de Trânsito do Paraná receberá normalmente as inscrições para os cursos de reciclagem para motoristas infratores durante o feriado. Para consultar e agendar sua participação, o motorista deve acessar o site www.detran.pr.gov.br, no menu Habilitação, pelo link Curso de Reciclagem. A taxa cobrada é de R$ 65,24 e pode ser paga no Banco do Brasil, por correntistas, ou nos demais bancos abertos no período.

Desde terça-feira (6), estão disponíveis 590 vagas em todo o Estado. Em Curitiba, por exemplo, são 70 vagas abertas. Em Maringá, na região Noroeste, 80 pessoas podem se inscrever para as turmas abertas e em Londrina, no Norte Pioneiro, são 50 vagas.

Também existem turmas em Foz do Iguaçu (40 vagas), Ponta Grossa (45), Cascavel (40), Jacarezinho (30), Pato Branco (25), Ivaiporã (25), Irati (20), Guarapuava (20), Campo Mourão (20), Laranjeiras do Sul (15), Medianeira (15), Paranavaí (10), Arapongas (10) e Francisco Beltrão (5).

MAIS VAGAS – Desde janeiro, 35.775 pessoas participaram das aulas de reciclagem do Detran. Com isso, o número de vagas abertas nos primeiros oito meses de 2011 já é 52% maior do que o total ofertado durante todo o ano passado, quando 23,4 mil condutores foram atendidos.

No último mês, o Departamento contatou 26 novos docentes para reforçar o quadro de instrutores da autarquia. Eles se juntaram aos mais de 50 profissionais que já atuam no Estado e permitiram que a média atual de atendimento ficasse até 40% maior que a média mensal registrada em 2010.

“A falta de vagas era um problema antigo e a demanda reprimida era muito grande. Como medida emergencial, aumentamos o número de vagas extras no primeiro semestre do ano. Agora, passamos a oferecer mais vagas regulares, já que as suspensões são constantes”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Segundo ele, novas turmas são abertas diariamente, conforme a procura dos motoristas.

CURSO – O processo de reciclagem tem duração de 30 horas/aula e aborda temas relacionados à direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e relacionamento interpessoal. O condutor fica proibido de dirigir até o final do curso de reciclagem, ou enquanto estiver valendo sua suspensão.

O Detran alerta para que os motoristas usem o prazo de suspensão para realizar o curso, já que muitos esperam até o final do período determinado para fazer a inscrição. Além disso, o Departamento lembra aos inscritos que não faltem às aulas. Em agosto, mais de 90 vagas ficaram ociosas por este motivo e deixaram de ser repassadas a outros candidatos.

Assessoria de Comunicação Social
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.