Notícias em Destaque

03/01/2012

Consulta aos valores do IPVA está disponível no site do Detran

Os proprietários de veículos do Paraná já podem consultar os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2012. No site do Detran, a informação pode ser encontrada no canto superior direito da tela, em Serviços Rápidos. Na página da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br), responsavél pela cobrança, também é possivel acessar a tabela completa e uma série de perguntas e respostas sobre o pagamento.

Os contribuintes podem pagar o imposto à vista, com 5% de desconto, até o dia 24 de fevereiro, conforme o último algarismo da placa.Também é possível dividir o débito, sem o desconto, em até cinco parcelas ou quitá-lo em parcela única a partir de 12 de março. A multa é de 0,33% ao dia até o limite de 10%. O pagamento pode ser feito em agências do Banco do Brasil, Itaú e demais bancos conveniados.

Neste ano, os valores devem ficar, em média, 6% mais barato que o cobrado em 2011. A redução se deve à desvalorização dos veículos seminovos no País, como reflexo da queda do preço dos zero-quilômetros. As alíquotas praticadas no Paraná não sofreram mudanças: 2,5% para veículos em geral, 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos de aluguel e os que usam GNV.

ARRECADAÇÃO - Segundo a Secretaria da Fazenda, a arrecadação esperada para com o pagamento do IPVA no Estado em 2012 é de R$ 1,9 bilhão, cerca de 35% a mais que 2011, quando foi recolhido R$ 1,4 bilhão com o tributo. Isso porque a frota tributável do Paraná cresceu 7% no último ano, somando 3,7 milhões de veículos.

São isentos do pagamento do IPVA os táxis, ônibus de transporte coletivo, veículos de propriedade de deficientes físicos e de uso exclusivo para transporte escolar, além dos automóveis com mais de 20 anos de fabricação e motocicletas com motores de até 125 cilindradas, fabricadas há mais de 10 anos.

Fonte: Núria Bianco - Assessoria de Comunicação Social

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.