Notícias

17/12/2004

Detran/PR lança Operação Verão 04/05

Atividades educativas buscam alertar os motoristas sobre os riscos no trânsito

Com os temas “Para não morrer na praia, respeite o trânsito” o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) lança nesta sexta feira (17) a Operação Verão 2004/2005, que este ano terá uma série de atividades educativas e de serviços. As atividades têm início com blitze educativas nas saídas de Curitiba para o litoral paranaense e de Santa Catarina. Durante as blitze, equipes do Detran/PR e da Polícia Militar vão entregar aos motoristas um lixo para colocar no carro e informações sobre infrações, serviços e dicas para que o motorista não tenha problemas.

A partir deste sábado, as equipes estarão percorrendo as areias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Pontal do Paraná. Nesta atividade serão distribuídos aos veranistas para-sóis, bolsinhas de praia e porta documentos, todos com mensagens de alerta sobre os perigos no trânsito. Esta atividade será realizada aos sábados e domingos.

Blitz bar - Às sextas e sábados à noite quem for aos bares do litoral paranaense será surpreendido por uma encenação. Um casal, o homem todo enfaixado, discute porque ele sofreu um acidente de trânsito no dia anterior por ter dirigido depois de beber. Encerrada a encenação, equipes de promotores entregarão às pessoas um porta documentos com dicas e informações sobre os perigos da combinação álcool e direção. A mesma performance será encenada nos corredores dos supermercados do litoral.

De acordo com o diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida, as ações buscam alertar a população e evitar acidentes de trânsito. “Nas férias, as pessoas relaxam e por isso acabam deixando de lado o respeito às regras de trânsito, além de abusarem um pouco mais da bebida. E nessa época sempre é alto o número de acidentes e mortes no trânsito”, afirma Almeida.

Renovação de Carteira – O Detran Móvel também estará no litoral durante o verão. Todos os dias, inclusive sábados e domingos, os veranistas poderão fazer consultas sobre pontos na carteira e débitos de veículos. Quem estiver com a carteira de habilitação vencida, também poderá aproveitar para renová-la durante a temporada de férias. A renovação da carteira será feita três vezes por semana. O serviço volta a ser oferecido no litoral depois de quatro anos.

Junto ao Detran Móvel serão ainda realizadas atividades educativas especialmente para as crianças. Para esta ação foi desenvolvido um quebra-cabeças com o mesmo tema das outras peças: “Para não morrer na praia, respeite o trânsito”.

Programação

Data: 17/12 – Lançamento
Hora: 15h30
Local: Av Comendador Franco – esquina com Rui Barbosa ( em frente à Drogamed)

Data: 18/12 – Ação Praia
Hora: das 10h às 15h
Local: praias de Guaratuba, Matinhos, Caiobá e Pontal do Paraná

Data: 20/12 – início das atividades do Detran Móvel
Hora: das 9h às 16h (segunda a sexta) e das 10h às 15h (sábados e domingos)
Local: Matinhos – praça Hidelbrando de Araújo
Guaratuba – praça Generoso Marques

Data: 26/12 – Ação Praia
Hora: 22h30
Local: Iguana Café – Guaratuba
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.