Notícias em Destaque

12/11/2012

Detran Paraná permitirá acesso ao gabarito da prova teórica de direção

A partir desta segunda-feira (12), candidatos à primeira habilitação ou renovação da carteira de motorista terão acesso ao gabarito das provas teóricas aplicadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná. Pela internet, com o número do protocolo de cada usuário, número ou data da prova, será possível consultar as questões aplicadas e verificar quais erros cometidos. A página trará ainda as informações dos exames médico, psicológico e prático.

A medida inédita faz parte das ações do Governo do Paraná, e busca a transparência do processo de avaliação. “Todo usuário tem o direito de saber quais questões errou ou acertou, para analisar e melhorar seu desempenho. Isto dá a ele o direito de consultar bibliografia ou o seu instrutor na autoescola e, assim, aprender mais e ficar satisfeito com o resultado”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Uma comissão formada por técnicos do Departamento e de 12 instituições ligadas a assuntos do trânsito, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, OAB e Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, examinaram e revisaram todo banco de questões do Detran, que conta com cerca de 500 perguntas de múltipla escolha.

De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Ramon Sotto Franco todas as questões foram avaliadas pelo grupo. “Uma das nossas preocupações era com a compreensão e interpretação dos textos, bem como a atualidade dos temas”.

PROVAS - Hoje, o banco de questões do Detran Paraná soma 1.200 perguntas, usando questões cedidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Na prova obrigatória para quem faz a primeira habilitação, os alunos têm 50 minutos para responder 30 questões – escolhidas aleatoriamente por sistema informatizado.

Para passar à fase seguinte, de avaliações práticas, é preciso acertar no mínimo 21 perguntas, que tratam de legislação, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, meio ambiente e cidadania.

Fonte: Núria Bianco - Assessoria de Comunicação Social

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.