Notícias

29/12/2012

Motoristas devem atualizar endereço junto ao Detran

Para garantir uma viagem tranqüila de fim de ano, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) alerta os condutores e proprietários de veículos que mudaram de endereço para que atualizem seus dados cadastrais junto ao órgão.

Com o endereço desatualizado, o condutor deixa de receber as correspondências que são enviadas para o último endereço cadastrado. Entre elas estão os documentos enviados pelos serviços online oferecidos pelo Detran, como a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, segunda via da Carteira Nacional de habilitação, CNH definitiva e Permissão Internacional para Dirigir.

A atualização do endereço facilita ainda o recebimento das notificações de multa, possibilitando ao motorista recorrer ou indicar outro condutor responsável pelas respectivas infrações. Caso contrário, o condutor só saberá que recebeu uma multa quando for licenciar o veículo.

Em média, cerca de 100 mil certificados de registro de licenciamento de veículos (CRLV) são devolvidos pelos Correios ao Detran todos os anos, devido a problemas de endereços.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, com pena de 7 pontos na carteira de motorista, apreensão e remoção do veículo e multa de R$ 191,54.

“É importante que o proprietário fique atento ao prazo de entrega e, caso não receba o documento, procure a agência dos Correios ou a unidade do Detran mais próxima”, orienta Cícero Pereira da Silva, coordenador de veículos do Detran.

Como o CRLV é enviado com aviso de recebimento é necessário que, além de o endereço estar correto, um morador esteja na residência para confirmar a entrega. “Caso contrário, o carteiro ainda faz mais duas tentativas e então é deixado um aviso informando que o documento está na agência postal para ser retirado”, informa Pereira.

SERVIÇO – A atualização de endereço junto ao Detran é gratuita e pode ser feita pela internet, por meio do site www.detran.pr.gov.br. No link Veículos/Serviços, basta preencher e imprimir o formulário correspondente, anexar cópia dos documentos de identidade, comprovante de endereço e o certificado de registro de veículo, e enviar pelos correios como correspondência registrada.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.