Apresentar recurso ao Cetran de multa de trânsito da Prefeitura de Curitiba

O que é

É a apresentação de recurso de multa de trânsito imposta pela Prefeitura Municipal de Curitiba, para julgamento do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran-PR). O recurso só pode ser apresentado ao Cetran depois que houver um parecer da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

Atenção! Recursos de Suspensão do Direito de Dirigir ou Cassação da Habilitação são de competência estadual, portanto, devem ser feitos por meio do Detran InteliGente ou encaminhados para uma unidade do Detran ou da Ciretran mais próxima.

Quem pode apresentar

Proprietário, condutor infrator (já identificado anteriormente) ou representante legal do proprietário do veículo.

Onde apresentar

Como apresentar

• Na internet:

Para proprietários pessoas físicas residentes no estado do Paraná, este requerimento deverá ser feito através do PIÁ (Paraná Inteligência Artificial). Para isso, informe o número do auto de infração e os outros dados solicitados.

Para proprietários pessoas jurídicas ou pessoas físicas com veículos cadastrados em outros estados, o procedimento deverá ser feito por meio de formulário on-line específico.

Em ambos os casos, um número de protocolo será encaminhado ao e-mail informado no cadastro. Você pode acompanhar o andamento da solicitação com esse número.

• Presencialmente ou por correspondência:

Leve ou encaminhe pelos Correios os documentos abaixo para a sede da Superintendência de Trânsito.

• Documentos necessários:

1.     Cópia simples da notificação da autuação ou ainda qualquer documento que facilite a identificação do auto de infração

2.     Cópia simples do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

3.     Cópia simples da CNH ou outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente

4.     Para protocolo online da categoria pessoas físicas residentes em outros estados: anexe cópia simples do comprovante de endereço

5.     Para requerente pessoa jurídica: anexe a cópia simples do documento que comprove a representação legal

6.     Procuração, quando for o caso

7.     Nos casos de recursos entregues pelos correios é necessário ainda apresentar o requerimento de recurso

É permitido fazer o adendo de novos documentos após a criação do processo digital, desde que o mesmo não esteja na situação analisado. Para isso, é necessário informar o número do protocolo e o CPF ou CNPJ do requerente do processo.

Prazo limite

Encaminhe seu requerimento com os documentos necessários anexados até o prazo limite que consta na Carta Resposta do recurso à Jari.

O que diz a lei

O processo só será analisado pelo Cetran quando já houver alguma decisão do recurso à Jari, que pode ser tanto favorável quanto desfavorável, conforme Art. 288, do Código de Trânsito Brasileiro.

A documentação exigida está em conformidade com Resolução N.º 299/2008, do Conselho Nacional de Trânsito.

O que é Cetran?

É o Conselho Estadual de Trânsito, um colegiado estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro, responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra as decisões da Jari.