Ações do Detran-PR no Maio Amarelo alcançam quase 10 mil pessoas no Paraná 03/06/2022 - 15:24

Foram mais de 36 atividades educativas do Detran-PR durante todo o mês para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade no sentido de prevenir acidentes e mortes no trânsito.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alcançou, em todo o mês passado, 9,3 mil pessoas nas atividades educativas realizadas para o Maio Amarelo. As ações, voltadas àa educar e sensibilizar para a prudência, atenção no trânsito e o alto índice de acidentes no Estado, contaram com diversos conteúdos, materiais e atividades. Foram mais de 36 atividades educativas para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade.

“Encerramos o mês com um saldo positivo. O calendário de atividades atingiu cerca de 10 mil pessoas, ou seja, o objetivo de levar informação e orientação à nossa população está sendo executado. Acredito que com nossas diversas ações, alertando e conscientizando, podemos melhorar esse cenário relacionado aos números de letalidades no trânsito”, destaca o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado.

A ação Pedala Paraná, passeios ciclísticos realizados em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), contou com aproximadamente 660 pessoas nos municípios de Borrazópolis e Alvorada do Sul.

Houve também blitzes educativas voltadas à ciclistas, motoristas e pedestres em Curitiba e Antonina, orientando sobre regras e posturas no trânsito, abordando 905 pessoas. As ações do Detran Educa envolveram quase 4,9 mil pessoas, com realizadas palestras, atendimentos e ações recreativas para crianças.

Cm a inauguração do Detranzinho, construído em Curitiba, crianças de escolas públicas da região puderam vivenciar na prática condutas importantes que devem ser adotadas no trânsito. Foram 58 crianças participantes na minicidade que possui aspectos reais do trânsito. O mascote do Detran, Rod, esteve presente nas ações educativas com aproximadamente 1.100 crianças em escolas públicas.

O Detran também fez simulações do resultado de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, orientando sobre a importância do uso correto do cinto de segurança, os excesso de velocidade, do uso do celular ao volante e, também, da ingestão de bebida alcoólica na direção, nas ações Anjos e Fatos Reais. Foram atingidas cerca de 1.700 pessoas em parques e shoppings.

No final do mês, houve atividades laborais para os servidores da sede do Detran, em Curitiba, e também o incentivo à Carona Solidária.

CAMPANHA – O tema do Maio Amarelo proposto pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para 2022 foi “Juntos Salvamos Vidas!”, dando ênfase à responsabilidade e ao cuidado nas atitudes e escolhas no trânsito, consequentemente, salvando vidas.

A campanha Maio Amarelo desenvolvida para as redes sociais do Detran, teve como tema “Movimento Salve 7 Vidas – Por um trânsito com menos mortes por dia”. No Paraná, sete pessoas perdem a vida diariamente no trânsito. Para salvá-las vale a pena redobrar os esforços, ou melhor, multiplicá-los por 7. Desta forma, é possível transformar este dado negativo em um símbolo de vida, uma maneira de criar um movimento para unir o Estado em torno da segurança e da consciência no trânsito.

O movimento reúne diversos segmentos como órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações e a sociedade civil organizada com o intuito de debater e trabalhar em conjunto sobre formas de melhor apresentar o tema segurança no trânsito para a população.

“A parceria dos órgãos envolvidos e daqueles que não são envolvidos diretamente com o tema, mas que demonstram interesse, é importante pois conseguimos reunir materiais e informações diferentes de cada instituição nos permitindo levar à sociedade um conteúdo mais completo”, diz Furtado.

 

 

Com AEN

 

GALERIA DE IMAGENS