Detran-PR apoia Paraná Rosa 2025, programa de ações integradas pela saúde da mulher 16/09/2025 - 09:33
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, a primeira-dama Luciana Saito Massa e o secretário da Saúde, Beto Preto, lançaram nesta segunda-feira (15) a sétima edição do Paraná Rosa, campanha do Governo do Estado voltada para a saúde da mulher. O Detran-PR, através do seu Presidente, Santin Roveda, apoia a iniciativa e acompanhou a cerimônia, representado pela Diretora de Operações, Viviane da Paz.
Idealizado em 2019 pela primeira-dama, um dos objetivos do Paraná Rosa é a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, a fim de evitar o avanço das doenças. “O Paraná Rosa nasceu do desejo profundo de cuidar de cada mulher paranaense como se fosse alguém da nossa própria família”, afirmou Luciana.
Neste ano, a ação inicia em setembro e se estende até o mês de dezembro, com diversas iniciativas que reforçam a prevenção, o autocuidado e o acesso a serviços essenciais de saúde da mulher. A campanha contará com um conjunto de ações integradas para ampliar o cuidado e a conscientização do público feminino.
Santin Roveda destaca a importância da ação. “O Detran-PR se une a essa importante causa porque entendemos que saúde e trânsito caminham juntos quando falamos em cuidado e preservação da vida. O Paraná Rosa é um programa que simboliza acolhimento, prevenção e proteção, valores que também orientam o nosso trabalho diário. Apoiar a saúde da mulher é fortalecer famílias e comunidades inteiras, e por isso fazemos questão de estar ao lado dessa iniciativa tão necessária e transformadora”, destacou.
Viviane ressaltou que a iniciativa também representa esperança. “O Paraná Rosa é um gesto concreto de cuidado e prevenção, que leva esperança e proteção para milhares de mulheres em todo o nosso Estado. Assim como no trânsito, quando falamos em saúde, a palavra-chave é preservar vidas”, disse.
Uma das novidades desta edição é a Carreta Saúde da Mulher, que vai percorrer o Estado oferecendo exames de mamografia, ultrassonografia e citológico (Papanicolau), com laudos rápidos e atendimento ampliado para regiões prioritárias. A unidade móvel vai atender 48 municípios entre os dias 16 de setembro e 12 de dezembro, com a expectativa de realizar 248 exames por dia, atendendo mais de 18 mil mulheres. Os agendamentos serão feitos pelos próprios municípios.
Também com foco na prevenção, o Governo do Estado vai distribuir 150 mil Cartilhas Paraná Rosa nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. Os materiais contam com informações sobre prevenção, autocuidado e direitos da mulher.