Detran-PR encerra campanha Maio Amarelo 2023 07/06/2023 - 15:21

Atividades para promover a conscientização do trânsito no estado foram realizadas ao longo do mês.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), na busca de promover a conscientização para um trânsito mais seguro, promoveu ações ao longo do mês de maio em alusão à campanha Maio Amarelo. As atividades ocorreram em diferentes regiões do estado e contaram com a participação de órgãos municipais e estaduais, empresas, estudantes e outras entidades.

No ano em que completa 10 anos, o Movimento Maio Amarelo 2023 apresentou ao público o tema “No trânsito, escolha a vida!” e contemplou palestras, atividades educativas, exibição de viaturas, divulgação por meio das redes sociais e, em alguns eventos, houve a presença do robô educativo do Detran-PR “Rod”.

Desde o lançamento da campanha, realizado no Palácio Iguaçu, o Detran-PR buscou frisar a importância de um trânsito mais seguro para todos, abordando o público de diferentes maneiras com ações realizadas em conjunto com o Comitê Trânsito Seguro, como a corrida Yellow Run em São José dos Pinhais; abordagens educativas no calçadão da XV em parceria com a Polícia Militar; blitz educativa e workshops; além de ações em hospitais, empresas, universidades e shoppings de Curitiba e Região Metropolitana.

Adolescentes da rede municipal de ensino também participaram de atividades por meio de um projeto piloto do Detranzinho, realizado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR), Prefeitura de Curitiba e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), com estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Leminski em Curitiba.

O Detran-PR esteve presente na 49ª Expoingá, com atividades para crianças e adolescentes, além de realizar a distribuição de materiais educativos e da apresentação bafômetro descartável ao público adulto. O Detran Móvel também esteve presente para auxiliar o cidadão com serviços ligados à autarquia.

Na região Oeste do estado ocorreram ações importantes como o Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná, que contou com palestras e debates, e a Exposição Agropecuária, de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Helena, que recebeu atividades realizadas pela EPT do Detran-PR e o Detran Móvel.

Na cidade de Fazenda Rio Grande, a Divisão Médica e Psicológica (DIMP) do Detran-PR também realizou importantes ações neste Maio Amarelo. Blitz educativas foram realizadas, com o apoio de ciclistas do município, para informar a importância de não beber e dirigir, um workshop em parceria com a Associação Fazendense de Ciclismo (AFC), Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (Acinfaz) e Centros de Formação de Condutores (CFCs), abordando os direitos e deveres tanto dos ciclistas quanto dos condutores, além de uma conversa em uma rádio local sobre o Maio Amarelo.

Vale ressaltar que apesar do encerramento das ações relacionadas ao Movimento Maio Amarelo, de conscientização sobre trânsito, o Detran-PR atua fortemente com ações relacionadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), em busca de um trânsito ainda mais seguro para todos.