Detran-PR participa da abertura do Programa Rodovida da PRF 20/12/2021 - 10:59

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) participou, na última sexta-feira, 17, do lançamento do Programa Rodovida da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Criada como "Operação Rodovida" pela PRF em 2011, a ação agora se tornou programa de governo, o que possibilitará a coleta de mais dados produzidos pelos órgãos estaduais e municipais, integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A finalidade é aperfeiçoar o diagnóstico de acidentalidade a fim de implementar ações que reduzam a violência no trânsito.

O evento aconteceu na sede da PRF em Curitiba, e contou com a participação do diretor de operações do Detran, Adriano Furtado. “É sempre bom lembrar a importância de todos os órgãos e entidades ligadas ao trânsito, de trabalharem com o mesmo foco, com a responsabilidade de divulgar as ações”, comentou. Furtado ainda lembrou que o governador do Paraná, Ratinho Junior, foi o primeiro a assinar a adesão às metas do Pnatrans do Governo Federal.

O programa intensifica a política de integração para ampliar os efeitos preventivos desenvolvidos pela PRF. As ações entre os órgãos envolvidos terão foco na redução da violência nesta época do ano, com aumento do fluxo de veículos e de passageiros, em função das férias escolares e das festividades alusivas ao Natal, ao Réveillon e ao Carnaval.

Para o superintendente da PRF no estado, Antônio Paim, o comportamento dos personagens que se utilizam das vias públicas deve ser seguro e defensivo para reduzir a violência no trânsito. O objetivo do Rodovida - Juntos Salvamos Vidas -, é conscientizar os entes de trânsito e seus usuários do papel importante nesse esforço para diminuir os números de acidentes e mortes, finalizou.

PRESENÇAS – Participaram também do lançamento do programa: representando o Comando Geral da PMPR, Tenente-Coronel Mario Henrique Carmo; o comandante do BPRv, Major Wellenton Joserli Selmer; o comandante do BPTran, Tenente-Coronel Fernando Klemps; Glenio Marcelo Cogo, do Cetran; o delegado-chefe da Dedetran, Leonardo Bueno Carneiro; diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso Junior; diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Ricardo Tadeu Kusch; vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger; superintendente da Setran – Curitiba, Rosângela Batistella; secretário da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos; policiais rodoviários federais; e agentes de trânsito dos órgãos citados acima.