Detran assina novo pacote de obras de sinalização viária com 21 municípios do estado 26/12/2022 - 17:02

Na última semana, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran–PR), formalizou em contrato, um investimento de pouco mais de R$ 4.7 milhões para a execução de obras de sinalização viária em 21 cidades paranaenses.  A iniciativa faz parte do programa que busca regulamentar e facilitar a circulação de veículos e pedestres.

“Equipes das prefeituras acompanham desde o planejamento até a implantação. Junto com os técnicos do Detran, elas constroem estruturas de sinalização que permitam organizar o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos. Esta participação é importante no decorrer de todo o projeto, de forma dinâmica, com atualizações, adequações e complementações constantes, que acompanhem as alterações urbanas”, explica o diretor-geral, Adriano Furtado.

Desde o início, o programa já atendeu 279 municípios com ou sem o trânsito municipalizado, ou seja, que não estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito e não fazem o controle de tráfego, parada e estacionamento.

O Detran, explica que a sinalização viária horizontal e vertical, são essenciais para um trânsito mais seguro em nossas cidades e rodovias e através de convênios firmados com os municípios o plano de “sinalização viária do Detran-PR” garante os recursos financeiros para que obras de melhoria e infraestrutura das vias sejam realizadas, concedendo mais segurança e tranquilidade ao trânsito e a população.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS - As cidades de Andirá; Céu Azul; Florestópolis; Inaja; Jataizinho; São João do Caiua; Carlópolis; Cafezal do Sul; Iretama; Marialva; Marumbi; Nossa Senhora das Graças; Nova Londrina; Paranacity; Prado Ferreira; Santa Lúcia; Santo Inácio; Terra Rica; Colorado; Jaguapitã; e Rio Bom irão receber recursos que serão aplicados para a implementação da sinalização vertical e horizontal, como aquisição de placas, pintura das vias, implantação de sinalizações, entre outros, obedecendo o plano diretor e a legislação vigente de cada município.

SINALIZAÇÃO – Segundo o Artigo 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os sinais de trânsito são divididos em seis tipos, sendo classificados em verticais, horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito e do condutor.

Na sinalização horizontal, podemos destacar a pintura de faixas de pedestres, travessias elevadas, faixas tracejadas e contínuas, aplicadas diretamente nas vias e rodovias, geralmente nas cores branca e amarela. A sinalização vertical se dá por placas, sendo elas de regulamentação, advertência ou indicação e normalmente fixadas ao lado ou suspenso sobre a pista, através de legendas e símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos.