Detran comemora um ano do lançamento da nova placa preta no modelo Mercosul no Paraná 09/01/2023 - 12:49

Evento trouxe homenagens, exposição de mais de 100 veículos antigos e entretenimento durante todo o sábado (14), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), realizou neste sábado (14), o evento em comemoração ao lançamento de um ano do novo modelo da placa preta padrão Mercosul, no Estado do Paraná. A solenidade, que aconteceu em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, contou com a presença de autoridades de trânsito; colecionadores de veículos antigos; e admiradores do segmento.

“Um encontro emocionante entre os amantes de veículos antigos, de coleção. Poder comemorar esse feito com um evento leve, descontraído, reunindo famílias e amigos, foi gratificando para nós do Detran-PR. Esse foi o intuito, levar aos participantes um dia para guardar na memória de cada um que esteve presente.”, comenta o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

“Agradeço ao governo do Estado, pelo apoio dado ao nosso primeiro evento e também no evento de hoje. Estamos nos programando para manter um calendário anual, uma forma de unir nossos colecionadores e poder apresentar a nossa população a história de cada um desses de uma forma lúdica e familiar.”, finaliza.

Veículos de gerações e modelos dos mais diversos estavam presentes, assim como, automóveis oficiais de órgãos estaduais e federais que possuem a placa. A Policia Rodoviária Federal expôs quatro dos seus exemplares, “Estamos felizes em poder representar a PRF com nossos veículos. Gostaria de parabenizar a todos os colecionadores aqui presentes pelo empenho e cuidado com seus veículos. Agradecer o convite e também parabenizar o Detran-PR pela organização do dia de hoje.”, fala o superintendente executivo da Policia Rodoviária do Paraná, Antonio Paim Júnior.

Representando a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FVBA) o presidente Augusto Mósca, recordou do feito, “Agradeço o convite para participar deste evento tão bonito e importante para nós da categoria, e também dizer o quanto ficamos felizes em poder estar presente no debate para a criação da Portaria de nº 957, a qual deu origem ao Certificado de Carro de Colecionadores, a Placa Preta.”, relata.

HOMENAGEADOS – Para registrar a comemoração foram homenageados os 100 primeiros adesistas do novo modelo da placa no Paraná. Esses, receberam um kit comemorativo e nominal em alusão ao dia, que conta com um tapa-sol, um chaveiro, adesivos e um certificado de participação.

Para representá-los, foram entregues aos dois primeiros colecionadores a lembrança de participação, “O evento foi excelente, não imaginava receber esta homenagem, muito menos ser o primeiro a adquirir a placa preta no padrão novo. Estou muito feliz em poder participar desse momento com a minha família e amigos. Muito bem organizado e descontraído. Um dia para guardar na memória.”, comenta o primeiro adesista, Wagner Rodrigo Tomaschitz.

“Que dia maravilhoso, estou contente em estar entre os homenageados. Achei uma excelente iniciativa do Detran, é muito gratificante poder participar.”, fala o segundo adesista, Adilson Lunardi.

HONRARIA – O diretor-presidente do Detran-PR, recebeu da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), por meio do seu presidente, Augusto Mósca, uma placa em formato de um radiador de veículos antigo. Recebeu também, uma flamula do Pullman Clube do Brasil, pelas mãos do presidente, Eduardo Machado.

PRESENÇAS – Estiveram presentes ao evento, o chefe da Casa Militar, Coronel Sérgio Vieira Benício; o representante da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o delegado  da Delegacia de Delitos de Trânsito, Edgar Dias Santana; representando o Comando-Geral da Policia Militar do Paraná, o comandante de Policiamento Especializado Coronel Mario Henrique do Carmo; o superintendente executivo da Policia Rodoviária do Paraná, Antonio Paim de Abreu Júnior; a ex-diretora geral da Policia Rodoviária do Paraná, Maria Alice Nascimento Souza; o delegado da Policia Federal, Roberto Mello Milaneze; o vice-presidente da Federação de Comércio do Paraná (Fecomércio), Paulo César Nauiack; o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Augusto Mósca; o diretor do Paraná da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Cláudio Maiolino; representando o Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Mayer; o chefe de gabinete do Detran, Ismael de Oliveira; a diretora administrativa financeira, Carla Cristina Filus; o diretor de operações, Carlos Roberto Tamura; o diretor de gestão de pessoas e desenvolvimento profissional, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima; a presidente do Clube Ellas de colecionadoras de veículos antigos, Glenis Blesser.