Detran marca presença no 1° Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná 23/05/2023 - 14:33

O intuito principal do evento foi o debate e a busca de soluções viáveis para o trânsito das cidades.

 

O 1° Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná, foi realizado nos dias 18 e 19 de maio, na cidade de Cascavel, com uma programação voltada ao debate e a busca de soluções viáveis para o trânsito das cidades.

 

Foram elencados seis principais temas para as discussões, sendo eles: saúde; infraestrutura; gestão e educação para o trânsito; segurança pública; eletro mobilidade; e integração dos transportes intermunicipais.

 

O diretor-presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Adriano Furtado, participou da abertura do evento apresentando o trabalho desenvolvido por meio do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e os investimentos realizados pelo Governo do Estado do Paraná para garantir mais segurança aos cidadãos.

 

“Nosso objetivo com o Pnatrans é de reduzir as mortes no trânsito em 50% até o ano de 2028, o que corresponde a aproximadamente 86 mil vidas salvas. Aqui no Estado, nosso Governador Ratinho Junior, tem investido na infraestrutura das estradas, educação de trânsito, sinalização viária e em muitas outras ações para segurança dos paranaenses”, destacou Furtado.

 

Ainda representando o Detran-PR, o coordenador de gestão de serviços, Marcel Cabral Costa, levou o tema “Planejamento Urbano com Foco em Infraestrutura Segura e Mobilidade Sustentável” e Eduardo Schuelter, Chefe da Divisão de Gestão de Processos e Serviços de Veículos, que participou do painel: “O cenário da micromobilidade e as políticas públicas no Brasil”

 

 O evento foi organizado pelo Município de Cascavel, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) e pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) com apoio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

 

Participaram representantes dos 58 municípios associados da Amop; Secretários e Dirigentes de Trânsito, Mobilidade/Transportes, Saúde, Infraestrutura, Educação e Segurança Pública, do Estado do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS