Detran passa a disponibilizar histórico dos veículos licenciados no Paraná gratuitamente 01/02/2022 - 17:49

Cidadãos terão acesso gratuito ao extrato completo do histórico do veículo por meio do portal. Além das informações já disponíveis, são acrescidos dados como quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento.

A partir desta quarta-feira (02), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), disponibilizará gratuitamente, por meio do seu portal, o extrato completo do histórico dos carros. O serviço permitirá a consulta de veículos licenciados no Estado.

Atendendo a Lei 20.770/2021, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Detran traz mais transparência ao processo garantindo ao cidadão informações importantes referentes aos veículos.

“Disponibilizando mais informações aos atuais e futuros proprietários de veículos, garantiremos mais segurança na compra e proporcionaremos que o cidadão conheça o histórico do bem móvel a ser adquirido”, comenta o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

Até agora, ao solicitar um extrato do veículo, algumas informações como a comunicação de venda, bloqueio administrativo ou judicial, financiamento e restrições do gravame, e ocorrência de furto/roubo já estão disponibilizadas. A partir do novo extrato, a população contará com informações extras: quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento, se o veículo está retido ou foi para leilão e histórico de alterações de características.

A quilometragem passou a ser incorporada aos processos veiculares do Detran-PR a partir de junho de 2020, garantindo mais transparência e segurança ao cidadão na hora da compra de um veículo. Para veículos que possuem processos de aquisição anteriores a esta data, esta informação não constará no extrato.

O extrato completo trará as seguintes informações:

Informações do veículo (Ano, Modelo, Tipo, Espécie, Cor, etc.);

Débitos (Multas, IPVA, Licenciamento, Seguro DPVAT, Dívida Ativa);

Recall;

Situação do financiamento (se houver);

Se o veículo está retido ou foi para leilão;

Registro de furto/roubo;

Bloqueio administrativo ou judicial;

Odômetro (quilometragem);

Registro de sinistro;

Restrição da Receita Federal do Brasil;

Histórico de alterações de características. 

 

Com AEN

GALERIA DE IMAGENS