Detranzinho do Paraná é destaque em encontro regional de trânsito do Sul 15/06/2022 - 13:19

O Detranzinho é uma minicidade que simula espaços de trânsito, com diversos elementos urbanos e pode atender mais de 14 mil alunos no ensino fundamental por ano.

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Adriano Furtado, apresentou o projeto Detranzinho, nesta quarta-feira (15), em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, durante o I Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária.

O Detranzinho é uma minicidade construída em uma área onde antes ficava o pátio de veículos apreendidos, e que foi readequada para ser utilizada para educação de trânsito. A minicidade simula espaços de trânsito, com diversos elementos urbanos - quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória.

As atividades são realizadas com alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais que fazem a inscrição por meio do portal do Detran. Cada atividade é realizada com turmas de até 30 crianças. Desta forma, podem ser atendidas até 1.200 crianças por mês e mais de 14 mil alunos por ano.

“Além do projeto pedagógico desenvolvido pelos educadores do Detran, as atividades no Detranzinho contam com a parceria importante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Paraná, e estamos buscando novas parcerias junto à Polícia Rodoviária Federal e iCities Kids. No processo de educação, as parcerias são fundamentais para que se atinja os objetivos, gerando um trânsito seguro para as próximas gerações”, explica Furtado.

O iCities Kids é um projeto educativo organizado pela empresa iCities Smart Cities Solutions, pioneira no Brasil em projetos e soluções dentro do tema de cidades inteligentes. O iCities Kids promove eventos educativos para crianças com esta temática, como oficinas de mobilidade inteligente, robótica e tecnologia e consumo consciente e reciclagem.

Para complementar a apresentação, a equipe do Detran levou até Caxias do Sul um dos carrinhos elétricos utilizados no Detranzinho, em parceria com o Instituto Renault e o mascote do Detran, robô ROD.

EVENTO – O I Encontro Regional de Gestão Municipal do Trânsito e Segurança Viária é promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Ele conta com o apoio dos Conselhos e Departamentos Estaduais de Trânsito da Região Sul e tem como finalidade apresentar aos prefeitos, autoridades de trânsito e gestores municipais de trânsito do Sul ferramentas de gestão integradas aos princípios do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Com AEN