Em Congresso Nacional, Detran-PR participa de debate sobre inovações e mobilidade 19/11/2025 - 16:34
O Detran-PR participa nesta semana, até hoje, 19, do Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, em Gramado (RS), promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), com apoio do DetranRS e CetranRS. O evento promove debates entre autoridades e especialistas de todo o país sobre temas relacionados ao futuro do trânsito e da mobilidade.
Estão em pauta através de fóruns, paineis e palestras a proposta de mudanças na formação de condutores, regulamentação dos patinetes, crescimento dos elétricos e segurança dos trabalhadores de aplicativos. Também o novo marco legal da mobilidade urbana, combate a fraudes e clonagem de placas, reciclagem e reaproveitamento de peças veiculares para fins de sustentabilidade, uso de dados para a segurança no trânsito e pontos essenciais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), avanços tecnológicos da vistoria veicular e gestão de vias, inovações na gestão de políticas públicas, como a CNH Social, e novas tecnologias na gestão de vias.
A equipe do Detran-PR está composta pela Diretora de Operações, Viviane da Paz, e pelos Coordenadores no Paraná dos Registros Nacionais de Sinistros e Estatísticas (Renaest), de Infrações (Renainf), de Carteira de Habilitação (Renach) e da Assessoria de Comunicação.
O Presidente do Detran-PR, Santin Roveda, destaca a importância da participação do órgão paranaense para contribuir com os debates e se espelhar nas boas práticas e ideias dos demais estados. “A qualidade técnica das discussões promovidas pela AND é de nível altíssimo e o Detran-PR faz questão de estar presente. É oportunidade de apresentarmos nossos projetos de sucesso e também de ouvirmos e aprendermos com os demais Detrans, congregando demandas, encaminhamentos e projetos por um trânsito cada vez mais eficiente e seguro”, disse.
Para a Diretora de Operações, as atualizações qualificam ainda mais a atuação do Detran paranaense. “A troca de experiências é muito rica e com certeza nos respalda para levarmos todo esse conhecimento para os nossos 399 municípios, buscando promover as melhorias necessárias no sistema de trânsito. Participando do painel de mobilidade sustentável, por exemplo, fica claro que temos o desafio no Paraná de criar diretrizes para que os municípios possam ter protagonismo e regulamentar a utilização dos autopropelidos, com o objetivo de melhorarmos a mobilidade e promovermos a segurança viária”, destacou Viviane.
O Presidente da AND, Givaldo Vieira, afirmou que a participação do Detran-PR é fundamental para, juntamente com os demais departamentos de trânsito do país, construir um novo referencial em trânsito e mobilidade.










