Evento de abertura da Semana Nacional de Trânsito 2020 é realizado online 18/09/2020 - 17:31

Evento foi por videoconferência e transmitido nas redes sociais. As atividades acontecem de 21 a 25 de setembro. Objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre a conduta e atitudes corretas para manter um trânsito seguro e valorizar a vida.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) abriu, na manhã desta sexta-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que este ano será comemorado por meio do 1º Fórum Digital do Detran-PR, e tem como tema “Perceba o risco. Proteja a vida”.

“Essa edição de 2020 da SNT, ainda que virtual, é mais que oportuna pois reacende a discussão da responsabilidade na manutenção das vidas em um momento pontual estratégico em nosso país e em nosso Estado do Paraná”, diz o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.

Em um ano atípico, o Detran-PR inovou para que as ações e eventos da SNT não passassem em branco. A importância de trabalhar o tema não tem momento certo, mas é mais intensificado durante esse período.

A transmissão do evento de abertura e o Fórum Digital será pelas redes sociais oficiais do órgão. O mestre de cerimônias, Fernando Saraiva e o diretor-geral Mesquita conduziram a abertura do estúdio montado na sede do Detran, no Tarumã, em Curitiba, e as autoridades participaram via videoconferência.

O evento contou com a participação da Superintendente de Trânsito de Curitiba, representando o prefeito de Curitiba Rafael Greca, Rosângela Battistella; o Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Tenente Coronel Mário Henrique do Carmo; o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, delegado Guilherme Rangel; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Samuel Prestes; o Subcomandante Geral do Paraná, representando o Comandante Geral, Coronel Péricles de Matos, Coronel Antônio Carlos de Morais; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Paraná, Ismael de Oliveira.

CAMPANHA - Por conta da pandemia da COVID-19, a campanha de 2020 ganhou o tema “No trânsito, todos fazem parte do grupo de risco”.

“Este tema da campanha mostra que todos estão sujeitos às consequências de um acidente de trânsito, não há fator social, idade, cor, raça ou credo que importe. E o dever de cautela também é geral e coletivo”, comenta Mesquita.

Diante da situação atual, e mesmo com uma redução de 15% no número de acidentes desde o início da pandemia, as ações não foram pausadas. Todas foram programadas para serem trabalhadas de forma digital, sem aglomerações e tomando todos os cuidados necessários no momento.

ATIVIDADES – O Fórum Digital de Trânsito do Detran terá a sua abertura no dia 18 e, a partir do dia 21 a 25, todos os dias às 10h e 14h, serão transmitidas palestras pelas redes sociais oficiais do órgão. Cada dia as palestras terão um tema diferente: comportamento, mobilidade, educação, fiscalização e tecnologia.

Confira a programação:

Palestras do 1º Fórum Digital Detran-PR

Data: 21/09/2020

Eixo Comportamento:

10h - 11h30 - Moderador: Adilson Pieczykolan Santana (Detran)

PANORAMA DAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO NO PARANÁ

Marli Marlene de Souza Batagini - Coordenadora de Infrações de Trânsito do Detran-PR

COMO EXPLICAR O COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO

Gustavo Arns de Oliveira - Idealizador do Congresso Internacional da Felicidade

SISTEMA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO: ASPECTOS NEUROLÓGICOS E SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Dr. Fabio Eduardo da Silva - Doutor em Psicologia Social - Instituto Neuropsi (USP)

14h - 15h

PERCEPÇÃO DE RISCO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO: DESAFIO E BOAS PRÁTICAS

Cassiano Novo - Mestre em Psicologia do Trânsito (UFPR) - Diretor da Consultoria Mobilidade Segura (EAD)

Data: 22/09/2020

Eixo Mobilidade:

10h - 11h30 - Moderador: Mauro Gil Meger (ONSV)

MOBILIDADE HUMANA PARA SALVAR VIDAS

Marta Rodrigues Obelheiro - Mestre em Engenharia Civil (UFRGS), Consultora e Auditora em Mobilidade Urbana e Segurança Viária

AVANÇOS DA POLÍTICA CICLOVIÁRIA EM FORTALEZA (CE)

Gustavo Pinheiro Lessa Parente - Engenheiro da Gestão Cicloviária da Prefeitura de Fortaleza (CE)

ENGENHARIA NA MOBILIDADE

Emerson Dias Gonçalves - Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Gestão de Trânsito e Transportes, Diretor Técnico da Consultoria e Projetos de Engenharia de Trânsito e Transportes (Consultran)

14h - 15h

MOBILIDADE URBANA INCLUSIVA: CIDADES PARA TODAS AS IDADES

Adriana Santos de Oliveira - Pedagoga, Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Chefe do Departamento da Política da Pessoa Idosa (SEJUF), Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-PR)

Data: 23/09/2020

Eixo Educação:

10h - 11h30 - Moderador: Noedy Parice M. Bertazzi (Detran)

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA", DESENVOLVIDO E REALIZADO PELO DETRAN-PR

Dayana Chapoval Cavalli - Chefe do setor de Gestão de Ensino da Coordenadoria de Programas Educativos para o Trânsito do Detran

LITERATURA INFANTIL E VIVÊNCIAS SOBRE O CORPO HUMANO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Roberta Montovani - Pedagoga da Montovani e Martinez Consultoria Pedagógica

A MÚSICA COMO RECURSO EDUCATIVO PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Irene Rios - Mestre em Educação - Instituto Ousar (Univali)

14h - 15h

A EDUCAÇÃO DO SURDO NO PROCESSO DE HABILITAÇÃO VEICULAR

Érica Santos - Pedagoga especialista em Libras - Coordenadora de Ensino da Universidade do Trânsito

Data: 24/09/2020

Eixo Fiscalização:

10h - 11h30 - Moderador: Danielle Piazza (PRF)

O PAPEL DA POLÍCIA MILITAR NA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO NO ESTADO DO PARANÁ

Tenente coronel Mario Henrique do Carmo - Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran)

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO DA AGÊNCIA NA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Josnei Fagundes Marquardt - Inspetor do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) e integrante do Programa Vida no Trânsito (PVT) de Foz do Iguaçu (PR)

O ASPECTO EDUCATIVO DA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Julyver Modesto de Araújo - Mestre em Direito (PUCSP), Conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) de São Paulo (SP)

14h - 15h

O OUTRO LADO DA FISCALIZAÇÃO: O QUE NÃO VEMOS

Major Marcos Galeazzi - Corpo de Bombeiros do Paraná - Coordenador da Comissão de Dados Estadual do Programa Vida no Trânsito Paraná

Data: 25/09/2020

Eixo Tecnologia:

10h - 11h30 - Moderador: Farid G. Malschitzky (Detran)

TECNOLOGIA E MOBILIDADE URBANA

Jaqueline Aparecida de Almeida - Diretora de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran-PR;

Erica Elisa Nickel - Especialista em trânsito e Mestre em Educação (PUCPR), Coordenadora do Projeto iCities Kids - Cidade Inteligente para crianças / Agência Nacional em Mobilidade (ANAMOB);

Adriano Krzyuy - Presidente da Assespro-Paraná e Diretor de Tecnologia da Inovais

14h - 15h

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS RUMO AO TRÂNSITO SUSTENTÁVEL

André Turbay - Arquiteto e Urbanista, Coordenador da área estratégica de Cidades da PUCPR, Doutorando em Gestão Urbana (PUCPR) e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR

15h - 15h15

ENCERRAMENTO DO FÓRUM

GALERIA DE IMAGENS