Faça um teste online de direção defensiva antes de pegar a estrada 23/12/2014 - 11:50

Neste período de festas, muitos motoristas se preparam para viajar e enfrentar a estrada. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) desafia os condutores a testar os conhecimentos em um teste online de direção defensiva e apresenta seis dicas importantes para evitar acidentes.

“Refazer os testes de direção, depois de um bom tempo de experiência no trânsito é uma forma de renovar os conhecimentos e perceber em quais pontos é possível melhorar. Além disso, é necessário praticar direção defensiva sempre, tanto nas rodovias como nas vias urbanas”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

No site DETRAN, na aba “motorista”, no tópico “1ª habilitação”, é possível fazer o simulado da prova teórica de direção, disponível não só pelos candidatos a primeira habilitação ou renovação da CNH, mas para todos que fazem parte do ambiente do trânsito. São 30 questões por prova, em que são testados conhecimentos em direção defensiva, sinalização, primeiros socorros, infrações e penalidades.

Além de testar os conhecimentos, existem outras atitudes importantes para evitar acidentes – como revisar o veículo antes de viajar, respeitar a sinalização e os limites de velocidade. Por isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran elaborou seis orientações para uma viagem com segurança:

1- Cuidado ao ultrapassar e ao ser ultrapassado: Além de observar se a via permite essa manobra, tenha a certeza de que o veículo da frente e também o de trás já não estão iniciando uma ultrapassagem. Ultrapasse somente um veículo de cada vez, assim você fica um tempo mínimo na via contrária.

2- Use corretamente o sinal de luz: No período noturno, em vias de mão dupla, não ofusque a visão dos outros motoristas. Caso eles estejam fazendo isso, acenda o farol e tire-o, indicando você está sendo ofuscado.

3- Mantenha a distância: Grandes filas de veículos são muito perigosas, principalmente quando os carros estão colados. Qualquer freada mais brusca pode iniciar colisões sucessivas. Quanto maior a velocidade do tráfego, maior deve ser a distância entre carros. Se a pista estiver molhada, aumente a distância segura.

4- Use a sinalização de advertência: Sempre utilize o triângulo de segurança e o pisca-alerta quando precisar parar temporariamente o veículo na pista de rolamento.

5- Em condição adversa de tempo: Sob neblina, reduza a velocidade e use a luz baixa do farol.

6- Em todo tempo: Circule com os faróis acesos mesmo durante o dia, principalmente em rodovias; dessa forma você será visto mais rápido e por mais tempo. Essa é uma das regras mais importantes no trânsito: ver e ser visto.

Os cuidados com o veículo são fundamentais para diminuir o risco de acidentes, mas não são suficientes. A atenção na condução do veículo e a obediência às leis de trânsito contribuem significativamente para que todos tenham uma viagem tranquila.

GALERIA DE IMAGENS