Infraestrutura e mobilidade urbana 14/06/2022 - 14:39

O planejamento de mobilidade urbana é peça fundamental na organização de um trânsito mais seguro

O perfil de uso das vias públicas se transformou nas últimas décadas devido ao crescimento das cidades e da frota de veículos em circulação. Visando fortalecer as discussões sobre mobilidade e como as soluções de infraestrutura podem auxiliar na criação de um trânsito mais seguro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná promoveu, durante a 1ª Jornada Interinstitucional para o Trânsito Seguro, uma mesa de debate sobre o tema. 

O debate foi mediado pelo Conselheiro do Cetran-PR, Glenio Marcelo Cogo, e contou com a participação do  DETRAN-PR e de representantes do universo acadêmico. 

A mobilidade urbana é indissociável do planejamento urbano de qualquer cidade. Para o Secretário do Governo Municipal de Curitiba, Luiz Fernando de Souza Jamur, é necessário “um bom planejamento urbano” para ter uma “boa mobilidade” nas cidades. 

Numa perspectiva semelhante, o diretor geral do DETRAN-PR, Adriano Furtado, aponta para a necessidade de avaliar todas as questões relacionadas ao planejamento de mobilidade urbana antes da execução das obras para que uma eventual aplicação do plano de mobilidade não ocasione em obras que poderiam ser evitadas. Furtado explica ainda que uma mudança nas prioridades do trânsito também é necessária. “Nós temos que, nos planos de mobilidade urbana, priorizar as pessoas, valorizar o ciclismo, depois o transporte público e por último o automóvel”, comenta. 

Infraestrutura, educação e comunicação são algumas das áreas essenciais para trabalhar um trânsito mais seguro, aponta o professor do Programa  de pós-graduação em Planejamento Urbano da UFPR, Jorge Tiago Bastos. Para ele, medidas de educação e comunicação acerca das regras de trânsito são fundamentais, principalmente para quebrar a ideia de que  tais medidas vão prejudicar mais o trânsito.

 

Com PRFPR