Jornada Paranaense para o Trânsito Seguro tem mais de mil participantes 30/05/2022 - 13:09

Durante os três dias de evento, foram proferidas palestras e promovidos debates sobre temas vinculados ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS)

Mais de mil pessoas participaram, presencialmente e on-line, da 1ª Jornada Interinstitucional Paranaense para o Trânsito Seguro. O evento aconteceu entre os dias 24 e 26, na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, em Curitiba, e foi transmitido ao vivo pelo canal Youtube da PRF-PR.

A jornada foi organizada pela PRF, pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), pelo Conselho Estadual de trânsito do Paraná (CETRAN-PR) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Secretária Nacional de Trânsito (Senatran), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), a Polícia Civil do Paraná (PCPR), as Prefeituras de Curitiba e São José do Pinhais, e a Concessionária Arteris.

Nos três dias, foram proferidas palestras e promovidos debates sobre temas vinculados ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), cujo objetivo é a redução em 50% do número de mortes no trânsito até 2030. Os temas foram divididos em quatro mesas: Sistema Seguro e Visão Zero, Tecnologia e Segurança no Trânsito, Psicologia do Trânsito e Prevenção de Acidentes e Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

O superintendente da PRF no Paraná, Antonio Paim Junior, destacou o desafio que os órgãos e a sociedade precisam enfrentar atualmente diante da violência no trânsito. "É preciso agir para mudar esta realidade e precisamos nos unir para enfrentar de forma efetiva essa situação. Cada instituição pode contribuir no seu foco de atuação. Juntos salvamos vidas, juntos somos mais fortes.”

O vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, frisou que a jornada traz à sociedade a possibilidade de discutir e encontrar fórmulas e soluções para evitar as sequelas e acidentes no trânsito. “Podemos trocar experiências, conhecer o que pode ser feito e sairmos mais preparados para a grande missão de salvar vidas.”

Durante o evento foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a PRF e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) para uso compartilhado de dados dos sistemas dos dois órgãos.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, que foi agraciado com a Medalha Washington Luís, destacou a importância dos debates na jornada envolvendo diversas instituições para a construção de soluções para um trânsito melhor. “Quando nos unimos conseguimos ações mais eficientes. Aqui no Paraná temos o privilégio da união entre as instituições que trazem resultados maiores. A cada vida que conseguimos manter, estamos cumprindo nossa missão.”

O vice-prefeito Eduardo Pimentel também recebeu a Medalha Washington Luís e dividiu a homenagem com os agentes de trânsito e segurança de Curitiba e gestores municipais que integram as ações, tornando o trânsito mais seguro. “Vivemos um momento de integração muito bom no Paraná, órgãos municipais, estaduais e federais unidos. Nossos problemas são comuns e as soluções precisam ser integradas.”

A Medalha Washington Luís é oferecida pela PRF a autoridades que se destacam pela contribuição à sociedade.

Além da medalha, foram entregues aos parceiros e palestrantes a Moeda Centenária da PRF, honraria concedida em agradecimento e reconhecimento pelas ações em prol da segurança no trânsito. Houve ainda a entrega de troféu em reconhecimento às boas práticas a membros da sociedade e servidores públicos, que promovem ações para um trânsito mais seguro.

Com PRF