Maio Amarelo: Detran-PR promove educação para o trânsito na Capital e Interior 23/05/2023 - 13:13

São destaques atividades em Curitiba e Região Metropolitana, Maringá, Cascavel e Santa Helena, além da programação das Ciretrans em inúmeros municípios. Intuito é sensibilizar a sociedade sobre o papel de cada um para um trânsito mais seguro.

 

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promove ações de educação para o trânsito alusivas à Campanha Maio Amarelo em diferentes cidades do Estado. As atividades são realizadas em locais públicos e privados, envolvendo órgãos estaduais e municipais, entidades de classe e do setor produtivo, empresas e estudantes com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o papel de cada um para um trânsito mais seguro.

 

Com o tema “No trânsito, escolha a vida!”, a programação da campanha, que comemora 10 anos no Brasil, contempla palestras, exposições de viaturas, atividades lúdicas, divulgação por meio das redes sociais, abordagens em eventos com a presença do robô educativo do Detran.

 

O participante é incentivado a ser exemplo de conduta e também a usar as redes sociais para influenciar seus contatos sobre o tema trânsito seguro. Nas atividades também é apresentado o objetivo principal do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como meta salvar 86 mil vidas até o ano de 2028.

 

Desde o início do mês, quando foi aberta oficialmente no Paraná a Campanha Maio Amarelo, já foram realizadas palestras e ações educativas em empresas, hospitais, universidades em Curitiba e Região Metropolitana. Adolescentes participaram de atividades do Detranzinho, houve ações relacionadas ao Comitê Trânsito Seguro, como a Corrida Temática Yellow Run em São José dos Pinhais, abordagens educativas no Calçadão da Rua XV de Novembro, na Capital, e nos shoppings Estação e Jockey Plaza, também em Curitiba.

 

O Detran-PR participou da 49ª Expoingá com atividades educativas voltadas às crianças e com distribuição de materiais com conteúdo de conscientização sobre comportamento em vias e rodovias. Também foi apresentada a aplicação do bafômetro descartável para o público adulto. No Detran Móvel, o cidadão pode contar com orientações, consultar débitos e utilizar serviços rápidos, como emissão de credenciais de estacionamento.

 

Em Cascavel, no Oeste, no dia 18 de maio ocorreu o Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná, com palestras e debates. Na mesma região, entre os dias 25 a 28, o Detran-PR participou da Exposição Agropecuária, de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Helena, com as atividades realizadas pela Escola Pública de Trânsito e serviços do Detran Móvel.

 

Além disso, desde o início do mês as Ciretrans, órgãos do Detran-PR no Interior do Estado, cumprem programação alusiva ao Maio Amarelo em inúmeras cidades. São elas: Londrina, Catanduvas, Santa Izabel do Oeste, Carambeí, Pato Branco, Ponta Grossa, Almirante Tamandaré, Rio Negro, Marilândia do Sul, Altônia, Campo Mourão, União da Vitória, Rio Branco do Sul, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Santa Helena, Umuarama, Foz do Iguaçu, Wenceslau Braz, Palotina, Maringá, Sarandi, Campo Mourão, Guarapuava, Cambé, Fazenda Rio Grande, Cianorte, Medianeira, Rolândia, Capanema e Carambeí.

 

Com AEN

 

GALERIA DE IMAGENS