Mais de 200 ciclistas são abordados em ação de conscientização 20/08/2025 - 16:16

Uma mobilização na rua Afonso Camargo, em frente à rodoviária de Curitiba, realizada nesta terça-feria,19, em alusão ao Dia do Ciclista abordou mais de 200 pessoas sobre duas rodas. A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio da Superintendência de Trânsito e da Escola Pública de Trânsito ABC, em parceria com o Detran-PR, no intuito de reforçar orientações sobre segurança no trânsito. Foram distribuídos materiais educativos e faixas refletivas.

O Presidente do Detran-PR, Santin Roveda, destacou que a atividade foi bem recebida pela população, com expressiva participação. “A iniciativa foi elogiada por aqueles que tiveram a oportunidade de participar. Muitos agradeceram pelas dicas e materiais distribuídos, reconhecendo a importância do trabalho realizado”, destacou.

Ciclistas estão entre os usuários de vias públicas mais vulneráveis, devido à exposição e ao risco de sinistros e lesões. Neste ano no Paraná, até o mês de julho, foram registrados 1.126 sinistros de trânsito envolvendo bicicletas, sendo 656 com vítimas com ferimentos e 15 com óbito.

“Pedalar contribui para cidades mais limpas, menos congestionadas e com melhor qualidade de vida. Então nós reforçamos aos paranaenses que o trânsito é um espaço compartilhado em que a prioridade deve ser sempre a preservação da vida, especialmente dos mais vulneráveis”, relembra Santin.

O Dia Nacional do Ciclista representa um convite à conscientização em relação às atitudes no trânsito e incentiva o uso da bicicleta como transporte viável e sustentável.