Paraná e São Paulo fortalecem diálogo sobre boas práticas na gestão do trânsito 11/05/2023 - 09:25

O Detran-PR recebeu comitiva do Detran-SP para tratar de intercâmbio na gestão de processos de veículos, de condutores e da fiscalização e educação para o trânsito. Comitiva paulista também esteve no BRDE, que participou da modelagem da concessão dos pátios veiculares.

 

Fortalecer o intercâmbio de boas práticas na gestão de processos de veículos, de condutores e da fiscalização e educação para o trânsito foi foco da reunião entre dirigentes e profissionais do Detran-PR e Detran-SP, em Curitiba, nesta semana. O encontro também incluiu a apresentação dos procedimentos automatizados usados pela autarquia do Paraná.

 

Foi a terceira reunião entre as autarquias neste ano. No mês passado, uma comitiva do Detran-PR foi à capital paulista conhecer de perto a plataforma utilizada no monitoramento das aulas e exames teóricos de habilitação. O Detran-SP é o maior órgão de trânsito do País e o do Paraná está em quarto lugar.

 

“É importante reforçar que o intercâmbio de informações e a cooperação institucional se manterá ao longo dos próximos meses, com novas visitas técnicas sobre diversas temáticas”, informou o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado. “Estamos sempre à disposição para essas iniciativas de intercâmbio, não só para passar adiante nossas experiências positivas, mas também para aprender e conhecer as boas práticas dos órgãos de outros estados, principalmente o de São Paulo, que é um parceiro".

 

Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, ressaltou a importância de ações deste tipo. “A integração é fundamental para trocarmos experiências e também reforçarmos a importância do trabalho em parceria. O nosso objetivo é garantir ao cidadão paulista um serviço público de excelência e com ganho de eficiência ao Estado, com otimização de fluxos e de processos em todos os setores da autarquia”, destacou.

 

PÁTIOS VEICULARES – A comitiva paulista também se reuniu com dirigentes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que participou da modelagem econômica, financeira e operacional do programa de remoção dos veículos dos pátios e a guarda de veículos apreendidos pelo Detran no Paraná. O principal ponto da reunião foram os estudos sobre o modelo de gestão e operação dos conhecidos “guinchos e pátios”.

 

O processo de concessão dos pátios veiculares, conduzido pelo Detran-PR, deve gerar uma economia de R$ 7,6 milhões ao Estado. O BRDE indicou uma equipe de apoio do banco para avaliar o panorama do Detran-SP e apresentar sugestões que possam se adequar conforme a viabilidade do projeto.

GALERIA DE IMAGENS