Projeto Bancas Itinerantes do Detran-PR passa por Jaguapitã e São João do Ivaí 15/05/2023 - 11:45

Iniciativa é para atender candidato que deseja fazer o exame de habilitação em locais que não possuem o serviço. Desde o início do projeto, em 2022, o Detran-PR já levou o serviço a 20 municípios.

 

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) levou nesta semana o Projeto Bancas Itinerantes, para exames práticos de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), às cidades de Jaguapitã, no Norte do Estado, e São João do Ivaí, no Vale do Ivaí. A iniciativa tem a finalidade de aproximar o serviço dos cidadãos em municípios que não possuem Ciretrans, que muitas vezes precisam viajar alguns quilômetros para fazer o teste.

 

Desde o início do projeto, em 2022, o Detran-PR já levou o serviço a 20 municípios, com o intuito de disponibilizar exames práticos em cidades localizadas a partir de 40 quilômetros de distância das Ciretrans, evitando este deslocamento.

 

“Oferecemos à população mais de 80 serviços de forma online. Mas para os exames práticos não temos como fugir do serviço presencial. Entendendo esta necessidade, criamos as bancas itinerantes, que percorrem diferentes cidades do Paraná, desburocratizando o acesso aos cidadãos. Na prática, ao invés de deslocarmos 20, 30 candidatos para uma Ciretran, deslocamos apenas um examinador que vai até onde a demanda existe”, diz o diretor-presidente Adriano Furtado. “Levar ao cidadão praticidade e comodidade é prioridade do Governo do Estado”.

 

Para a conclusão dos processos, as bancas utilizam locais credenciados, como os Centros de Formação de Condutores (CFC) dos munícipios, para o exame e verificação biométrica.

 

Atualmente, cerca de 100 Ciretrans atendem os 399 municípios do Estado. A criação do serviço possibilitou maior conforto e agilidade aos cidadãos paranaenses, além da diminuição de custos para a emissão do documento e facilidade no atendimento ao candidato.

 

Os municípios que receberam as bancas itinerantes até o momento foram Agudos do Sul; Bituruna; Cândido de Abreu; Carlópolis; Enéas Marques; General Carneiro; Inácio Martins; Santa Fé; Salgado Filho; Itapejara do Oeste; Nova Esperança do Oeste; Mandirituba; Roncador; Mallet; Palmeira; Ventania; Antonina; Morretes; Jaguapitã; e São João do Ivaí.

 

 

Com AEN

 

GALERIA DE IMAGENS