Secretário Nacional de Trânsito conhece ações promovidas no Paraná durante o Maio Amarelo 04/05/2023 - 23:11

Adrualdo de Lima Catão se reuniu com o vice-governador Darci Piana, que reforçou que o Estado foi o primeiro a aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

 

O vice-governador Darci Piana se reuniu nesta quinta-feira (04) com o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão, no Palácio Iguaçu, em sua primeira visita ao Paraná. Ele veio conhecer e entender as ações promovidas pelo Estado para a conscientização no trânsito durante o Maio Amarelo.

 

Em conversa com Catão, Piana reforçou que o Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), e que está empenhando esforços para alcançar o objetivo.

 

Dentre estas iniciativas, ele destacou o Pacto Social por um Trânsito Seguro, liderado pelo Comitê Trânsito Seguro, que visa engajar todos os segmentos sociais em uma consciência coletiva de que cada ação voltada à segurança viária é fundamental para o desenvolvimento da empatia e melhoria das condições do trânsito. As reuniões mensais com o grupo técnico do Pnatrans começaram no mês passado.

 

“O Governo do Estado, junto com o Detran, tem que se juntar nas ações com a Secretaria Nacional para motivar as pessoas a salvar vidas, mais do que já estamos fazendo no Paraná e no país”, afirmou.

 

Junto com o diretor-presidente do Departamento de Trânsito do Paraná, Adriano Furtado, e da comitiva da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), integrada também pela diretora de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento, Catão conversou com os servidores do Detran-PR e reforçou que o órgão paranaense serve de referência para todos os departamentos do Brasil.

 

“Deve ser um orgulho para vocês trabalharem em um órgão que serve de referência para os outros, tanto em questão de soluções tecnológicas, como em atendimento aos usuários”, afirmou.

 

Furtado apresentou o curso “Conhecendo o Pnatrans”, criado em parceria com a Senatran, que tem como objetivo apresentar o plano e seus pilares aos instrutores e educadores do Detran-PR. Neste primeiro momento, o curso será ofertado apenas para este público, na modalidade EaD, com certificação – posteriormente será disponibilizado aos demais interessados na capacitação.

 

ACP – Pela manhã, antes da chegada do secretário, a diretora e o assessor da Senatran, junto com os diretores do Detran-PR, foram recebidos na Associação Comercial do Paraná (ACP) pelo presidente, Antonio Gilberto Deggerone, e o vice-presidente, Mauro Gil Meger. No encontro foi reforçado o apoio do setor nas ações do Maio Amarelo, lançado nesta semana, e na adesão ao Pacto Social por um Trânsito Seguro. “A Senatran e o Detran têm total apoio dos comerciantes para esta causa nobre de salvar vidas”, afirmou Deggerone.

 

 

Com AEN

GALERIA DE IMAGENS