Sindicato dos despachantes convida diretoria do Detran para café da manhã 18/08/2020 - 13:02

O diretores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), foram convidados para um café da manhã, na manhã desta terça-feira, 18, no Sindicato dos Despachantes do Paraná (SINDEPAR), em Curitiba.

No encontro, que contou também com a participação do deputado estadual Alexandre Curi, foram conversadas questões referentes aos municípios que não têm despachantes e sobre a nova lei da categoria.

“O poder público não tem condições de estar em todos os lugares. Nós precisamos dos despachantes”, comentou o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

O presidente do Sindepar, Everton Calamucci, abriu a reunião agradecendo a visita e falando sobre a redução da frota de veículos no Paraná, ocasionada pela Placa Mercosul. Ainda, aproveitou a oportunidade para apresentar o delegado Felipe Brugg, da região de Guarapuava, que na ocasião representou todos os delegados do Estado.

Na sequência, o deputado estadual Alexandre Curi, ressaltou a importância de dar encaminhamento à nova Lei do Despachante e também elogiou o estilo de gestão da nova diretoria, que busca uma parceria maior com os parceiros do Detran.

Quando conversado sobre a Nova Lei do Despachante, o diretor-geral Mesquita propôs a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar, com participação do Sindepar, para a retomada da revisão do texto, com maior celeridade possível. 

Everton Calamucci, ressaltou a importância do andamento da lei para a categoria. “Nosso projeto de lei está parado há muito tempo e faremos o que for necessário para que caminhe e chegue logo à Assembleia Legislativa”, disse.

O diretor de operações Adriano Furtado, falou que a preocupação com os municípios sem despachantes também é do Detran e que está em estudo uma emenda na legislação para que despachantes de municípios próximos possam atuar temporariamente nessas localidades. Ainda, dialogou com o Sindicato a possibilidade de um concurso público para novos despachantes nessas cidades, após a pandemia acabar.

O encontro reuniu também a diretora de tecnologia, Jaqueline Almeida; o diretor administrativo financeiro, Francisco Batista da Costa; o chefe de gabinete, Nelson Piske; vice-presidente do Sindepar Francisco Arestides; assessor político do Sindepar, Paulo Kronéis; assessor jurídico do Sindepar, Marcos dos Santos; e o assessor técnico do Sindepar, Nei Barbosa.

OUTRA AGENDA – Em seguida à visita, a diretoria do Detran-PR se reuniu com a Associação dos Centros de Avaliação de Condutores do Paraná (ACAC) e Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet-PR), no auditório da autarquia.

O objetivo, além de apresentações dos representantes com a nova diretoria, foi trazer as demandas dos agentes externos, tanto emergenciais por conta da pandemia, quando para a continuidade do trabalho conjunto.

Estavam presentes, o presidente da ACAC, Hercílio Rohrbacher; a vice-presidente Mariana Ribeiro Franzoloso; a diretora administrativa financeira, Regiane Witiski dos Santos; o presidente estadual da Abramet-PR, Dr. Dirceu Antônio Silveira Júnior; e chefe da divisão de medicina e psicologia, Gustavo Fatori.

 

GALERIA DE IMAGENS