UFPR realiza ação para promover saúde de idosos no trânsito 18/05/2023 - 15:45

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio do Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (Detran-PR), e os docentes e discentes das graduações e pós graduações dos cursos de Educação Física e Psicologia está realizando um projeto de pesquisa e intervenção sobre mobilidade e risco de quedas entre idosos.

O projeto busca promover informação e saúde no trânsito, onde os idosos voluntários irão realizar uma bateria de exames e avaliações que duram em média 1 hora. As avaliações envolvem testes físicos de força muscular, agilidade e equilíbrio, e uma série de questionamentos sobre memória, atenção, tomada de decisão, hábitos de vida e histórico de quedas. Ao fim do exame o participante irá receber informações acerca de seu status funcional e risco de quedas, além de orientações sobre segurança para pedestres idosos.

Para participar, os interessados podem se dirigir diretamente ao prédio da UFPR localizado na Praça Santos Andrade de 22 a 26 de maio, das 8h às 17h ou no sábado 27, das 8 às 12h.