Detranzinho

O que é

O Detranzinho é uma minicidade que simula espaços de trânsito, com diversos elementos urbanos, voltada à educação de trânsito para crianças. Lá elas aprendem, na prática, como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

No Detranzinho, o processo educacional acontece de forma prática e lúdica, em um grande ambiente preparado especialmente para as crianças que conta com quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória. O espaço tem também guarita e estacionamento interno para ônibus, com acesso prioritário e acessível.

No local, há ainda bicicletas e mini veículos elétricos que podem ser abastecidos em pequenos eletropostos. Eles serão utilizados pelas crianças como parte das atividades de aprendizagem.

 

Quem pode participar

As atividades são desenvolvidas para os estudantes do ensino fundamental de Curitiba e Região Metropolitana e a grupos de crianças, conforme agendamento prévio.

 

Como funciona a atividade

A visita ao Detranzinho inclui uma atividade pedagógica nas dependências da Escola Pública de Trânsito (EPT) e também uma interação com a Polícia Militar do Paraná, no Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), além, logicamente, da parte prática na minicidade. Todo o deslocamento das crianças é guiado pelos educadores do Detran-PR e acompanhado pelo BPTran que auxilia inclusive na contenção do trânsito para travessia segura dos alunos.

 

Como participar

O agendamento das atividades pode ser solicitado pelo e-mail detranzinho@detran.pr.gov.br, enviando o formulário preenchido.

Formulário, clique AQUI

 

Onde fica

A minicidade fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, número 3.057, no bairro Tarumã, em Curitiba.