Maio Amarelo 2023

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

 

O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes.

 

De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indica atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.  

 

Embora a atuação da Fundacentro esteja voltada para os ambientes de trabalho, a instituição também tem um papel importante na promoção da segurança no trânsito, uma vez que os acidentes viários podem resultar em lesões e morte no ambiente de trabalho. Estão relacionados os trabalhadores que atuam na condução de veículos, como motoristas de caminhão, ônibus, motocicletas, bicicletas, entre outros.

 

 

Maio Amarelo

 

 
CALENDÁRIO DE AÇÕES E EVENTOS
convite palácio

Cerimônia Oficial de Abertura do Maio Amarelo 2023

Data: 03 de maio

Horário: 14h

Local: Palácio Iguaçu - Saguão principal

Praça Nossa Senhora da Salete, s/n

 

 

Convite ALEP

Cerimônia de Abertura do Maio Amarelo 2023 na Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP)

Data: 08 de maio

Horário: 14h

Local: Plenária da Assembléia Legislativa

Praça Nossa Senhora da Salete, s/n

 

expoingá

EXPOINGÁ 2023 

Entre os dias 04 e 14 de maio, o Detran-PR estará presente na 49° Expoingá, em Maringá. A feira apresenta o agronegócio paranaense atividade que cresce cada vez mais e contribuiu para que Paraná seja o quarto maior PIB do país. 

A estimativa é de que aproximadamente 600 mil pessoas irão passar pelo Parque de Exposições de Maringá e o Detran-PR estará presente em todo o evento, levando a Educação para o Trânsito às crianças, e para os adultos. Estão sendo realizadas atividades lúdicas de conscientização por um trânsito mais seguro. 

Os servidores do Detran-PR estão à disposição no Detran Móvel, para atender a população para a realização de agendamentos, consultas, emissões de guias, além disso, orientando sobre a facilidade de realizar diferentes serviços de forma totalmente online, por meio do site e aplicativos do Detran.

Data: 04 a 14 de maio

Horário: 15h às 23h

Local: PARQUE INTERNACIONAL DE EXPOSIÇÕES DE MARINGÁ

Av. Colombo, 2186 – Vila Morangueira, Maringá – PR
CEP: 87045-000

 

Cascavel PNATRANS

Primeiro Fórum de Segurança Viária e Mobilidade (PNATRANS)

Data: 18 de maio

Horário: 10h às 15h

Local: Auditório 1 do teatro Municipal Sefrin Filho

R. Rio de janeiro, 905 centro - Cascavel/PR