Ações e parceiros do trânsito que se destacaram no Maio Amarelo recebem homenagem no Detran 02/07/2019 - 17:00

O Departamento de Trânsito Paraná (Detran-PR), junto com o Comitê Trânsito Seguro, homenageou, na manhã desta terça-feira (02), os parceiros de trânsito que realizaram ações, ajudaram e se destacaram durante todo o mês de maio, na campanha Maio Amarelo.

“Estes parceiros foram fundamentais para o sucesso da campanha Maio Amarelo 2019. Cada um contribuiu de uma maneira e, juntos, fizeram com que a conscientização sobre a segurança no trânsito fosse disseminada por todo o Estado. Isso foi muito bonito de ver”, afirma o diretor-geral Cesar Kogut.

A escolha destes destaques se deu pela maneira diferenciada de transmitir os conceitos e práticas de conscientização para a segurança no trânsito.

O evento foi apresentado pela tenente Etiene Camila Gonçalves do Carmo e o cabo Gerson Teixeira do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Para o diretor de gestão de pessoas e Escola Pública de Trânsito, Marinho Guimarães, o Detran, nesta nova gestão, está focado em educar as pessoas sobre o trânsito. “O Maio Amarelo segue pelo ano inteiro para nós. Faremos continuamente este trabalho de conscientização, contando com a ajuda dos parceiros”, finaliza.

Segue a lista dos homenageados:

Ação: Contação de história nos Shoppings Curitiba / Crystal e Corrida da Casa Militar

Homenageado: Grupo de Cosplayer Heróis e Cia

O Grupo de Cosplayer Heróis e Cia, de maneira voluntária, participou das ações lúdicas desenvolvidas no Shopping Curitiba e Crystal, bem como na Corrida da Casa Militar. Com os seus personagens, levaram mensagens de educação para o trânsito para diversas pessoas, durante o mês de maio.

Ação: Blitz educativa "Dia Estadual de Prevenção de Acidentes"

Parceiros homenageados: Marcos Toledo Advogados e Associados e Sincor

Os parceiros produziram materiais educativos que foram distribuídos nas dez blitz educativas realizadas em Curitiba e também no interior do Estado. A inovação se deu pela criatividade dos materiais produzidos, como adesivos com o tema: “No trânsito o sentido é a vida” e os aromatizantes para carro alertando sobre o perigo do uso do celular.

Ação: Treinamento de pilotagem segura realizado nos dias 20 e 21 de maio

Parceiros homenageados: Concessionárias Honda e Mc Donalds

Ação educativa voltada para motociclistas com a participação de instrutores e do caminhão da Honda. O objetivo do treinamento foi proporcionar condições para uma pilotagem segura àqueles que utilizam a motocicleta no dia a dia, seja para trabalho, lazer ou em seus deslocamentos diários. O Mc Donalds teve participação fundamental na mobilização dos seus funcionários que participaram dos dois dias de treinamento.

Ação: Projeto Mobianjos

Parceiro homenageado: Mobilidade Segura, Educação e Tecnologias

O Projeto Mobianjos representou a cidade de Curitiba na 5ª Semana Mundial de Segurança Viária das Nações Unidas (ONU). Apenas cinco ações do Brasil que participaram. O projeto, sem fins lucrativos, consiste na formação de multiplicadores para operação de trânsito focada na travessia segura de pedestres com mobilidade reduzida: idosos, pessoas com deficiência, gestantes e mães com bebês, e pessoas com alguma dificuldade de locomoção. O projeto já formou mais de 40 multiplicadores e atingiu mais de 1.050 pessoas com mobilidade reduzida.

Ação: personalização de caminhão em apoio ao Maio Amarelo

Parceiro homenageado: Cia Verde Logística

Reforçando o compromisso com a vida e com o propósito de promover a conscientização sobre as boas práticas no trânsito, a Cia. Verde Logística personalizou um de seus caminhões com o objetivo de conscientizar os motoristas e pedestres por onde passar. As ações da empresa não se resumem só a personalização do caminhão. Eles também investem em campanhas internas e externas como palestras e ações educativas com a comunidade.

Ação: Maio Amarelo na Marcha para Jesus

Parceiro homenageado: Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg)

A 25ª edição da Marcha para Jesus aconteceu no dia 18 de maio e reuniu milhares de pessoas. Com o apoio do Sindseg, foi possível a participação de uma ala do Maio Amarelo com um guincho levando um veículo acidentado para chamar a atenção para o tema: No trânsito, o sentido é a vida.

Ação: desenvolvimento do app do Maio Amarelo

Parceiro homenageado: Stephan Garcia – Coordenador da Gestão da Informação do Detran-PR

Aderindo às novas tecnologias, o aplicativo Maio Amarelo foi desenvolvido pelo Detran, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária. Com ele, o usuário tem mais praticidade para manter-se informado e envolvido com as iniciativas do movimento. Assim, o aplicativo surge para informar e incluir com praticidade, toda a sociedade para engajar-se cada vez mais nas ações de forma ágil e inovadora.

Homenageado: Cabo Gerson Teixeira - Auxiliar de Comunicação Social do BPTran

O Comitê Trânsito Seguro reconhece a excepcional capacidade de trabalho deste policial militar que, pela sua postura, transmite tranquilidade e confiabilidade pelo serviço prestado.

Além disso, foram entregues certificados como forma de agradecimentos aos parceiros que também desenvolveram ações durante o Maio Amarelo:

Viviane Mendonça – Vou de bike e salto alto;

Secretaria de Educação do Estado do Paraná;

Sindicato dos taxistas do Estado do Paraná – Sinditaxi;

Associação das Centrais de Rádio Táxis Curitiba;

UFPR – Projeto Ciranda do Trânsito.